Finasterida oral aumenta quantidade de cabelos, mas pode aumentar a disfunção sexual

Alopecia androgenética é a forma mais comum de alopecia em homens. O propósito deste estudo era determinar a eficácia e a segurança da terapia de finasterida para pacientes com alopecia androgenética. As fontes de dados MEDLINE, EMBASE, CINAHL, Cochrane Registers, e LILACS foram procuradas para ensaios clínicos randomizados em qualquer língua que avaliassem a eficácia e a segurança da terapia com finasterida em comparação ao tratamento com placebo em adultos com alopecia andro-genética. Doze estudos cumpriram os requisitos de elegibilidade (3927 pacientes do sexo masculino).

A proporção de pacientes relatando melhoras no couro cabeludo foi maior com a terapia com finasterida do que com o tratamento de placebo a curto prazo (RR, 1,81) e a longo prazo (RR, 1,71), ambos resultados foram considerados como indícios de qualidade moderada. O número necessário para tratar 1 paciente para perceber-se como melhorado foi de 5,6 em curto prazo e 3,4 em longo prazo. Os indícios de qualidade moderada sugeriram que a terapia de finasterida aumentava a quantidade de cabelos desde o começo em comparação com o tratamento placebo, expressando uma percentagem da contagem inicial em cada indivíduo, a curto prazo, (diferença média MD, 9,42%) e a longo prazo (DM, 24,3%). Além disso, a proporção de pacientes relatados como melhorados pela avaliação do investigador foi maior a curto prazo (RR, 1,80, número necessário para o tratamento, 3,7) (indícios de qualidade moderada). Indícios de qualidade moderada sugeriram um aumento na disfunção erétil (RR, 2,22, número necessário para dano, 82,1) e um possível aumento no risco de qualquer distúrbio sexual (RR, 1,39). O risco de interrupção do tratamento por conta dos efeitos sexuais adversos foi similar ao do placebo (RR, 0,88) (indícios de qualidade moderada).

Os pesquisadores concluíram: "Indícios de qualidade moderada sugerem que um uso diário de finasterida oral aumenta a quantidade de cabelos e melhora a avaliação do paciente e do investigador sobre a aparência do cabelo, e ao mesmo tempo aumenta o risco de disfunção sexual."

As informações de prescrição mencionam isto, mas não explicam. Maiores informações sobre o efeito em câncer de próstata também seriam úteis.

Para a análise crítica completa, clique aqui.

Arch Dermatol 146(10):1141-1150, Outubro de 2010 © 2010 American Medical Association
Eficácia e segurança da terapia de Finasterida para Alopecia androgenética: Uma análise crítica sistemática. José Manuel Mella, María Clara Perret, Matías Manzotti, Hugo Norberto Catalano e Gordon Guyatt.

Categoria: P. Pele. Palavras-chave: androgenia, alopecia, finasterida, eficácia, segurança, análise sistemática, journal watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postado no Global Family Doctor em 5 de novembro de 2010.