Riscos de exposição à radiação pelo diagnóstico por imagens

O propósito deste estudo feito por pesquisadores de Queensland, Austrália era avaliar o conhecimento dos médicos do departamento de emergências sobre doses de radiação associadas ao diagnóstico por imagens e descrever suas práticas em relação a informar os pacientes sobre os riscos. Ele consistiu em um estudo empírico feito em maio de 2009, baseado em questionários e prospectivos, entre 110 médicos dos departamentos de emergência de um hospital de ensino de 570 leitos e um hospital de 200 leitos do distrito. 96 médicos (87%) completaram o questionário.

A pontuação geral média de conhecimento foi de 40%. Médicos veteranos obtiveram pontuação maior do que os novatos, mas não significativamente (42% x 39%). Mais de três quartos dos médicos (78%) subestimaram o risco vitalício de câncer fatal atribuível à uma única tomografia computadorizada do abdômen. A maior parte dos médicos (76%) relataram que nunca tiveram qualquer treinamento formal sobre os riscos de pacientes expostos à radiação. A frequência em que os médicos informariam pacientes sobre o risco de radiação variou muito dependendo do cenário clínico (pontuação média VAS, entre 38 e 90).

Os pesquisadores concluíram: “Médicos de emergência em nossa amostra tiveram conhecimentos variados sobre os riscos de exposição à radiação, mas o conhecimento em geral foi pobre. A equipe deve receber educação, e o processo de pedido de diagnóstico por imagem pode precisar da inclusão de informações sobre doses de radiação e riscos.”

Embora estabelecido em departamentos de emergência, isto parece ser uma falha em minha educação e treinamento e dos meus colegas de trabalho.

Para a análise completa, clique aqui.

MJA 193(8):450-453, 18 de outubro de 2010 © The Medical Journal of Australia 2010
O conhecimento dos médicos sobre a exposição dos pacientes à radiação pelos diagnósticos por imagens pedidos no departamento de emergências. Gerben B Keijzers e Charles J Britton. Correspondências para Gerben Keijzers: gerben_keijzers@health.qld.gov.au

Categoria: PT. Treinamento Profissional. Palavras-chave: médicos, conhecimento, radiação, exposição, imagens, prospectivo, estudo empírico com questionário, journal watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postado no Global Family Doctor em 5 de novembro de 2010