A eficácia e a segurança de injeções de corticóide para gerenciamento de tendinopatias

Existem poucas diretrizes de tratamento baseadas em indícios para tendinopatias. Os pesquisadores de Queensland, Austrália, realizaram uma análise sistemática de ensaios clínicos randomizados para estabelecer a eficácia clínica e o risco de eventos adversos para o tratamento por injeções. Eles pesquisaram oito bancos de dados sem restrição de idioma, publicação ou restrições de data. Eles incluíram ensaios clínicos randomizados avaliando a eficácia de uma ou mais injeções peritendinosas com intervenções de placebo ou não-cirúrgicas para tendinopatia, marcando mais de 50% na escala de indícios modificados de fisioterapia. 3824 triagens foram identificadas e 41 cumpriram com os critérios, fornecendo dados para 2672 participantes.

Eles fizeram descobertas consistentes entre muitos ensaios clínicos randomizados controlados de alta qualidade em que as injeções de corticóide reduziram a dor em curto prazo comparado com outras intervenções, mas este efeito era oposto em casos intermediários e em longo prazo. Por exemplo, em uma análise conjunta de tratamento para epicondilalgia, a injeção de corticóide tinha um grande efeito (definido como diferenças médias padrão, DMP maior que 0,8) na redução da dor comparado com nenhuma intervenção em curto prazo (DMP 1,44, significativa), mas nenhuma intervenção foi favorecida em longo e médio prazo. A eficácia em curto prazo das injeções de corticóide para tendinopatia do manguito rotador não é clara. De 991 participantes que receberam injeções de corticóide nos estudos que relataram eventos adversos, apenas um (0,1%) tiveram um evento adverso sério (ruptura do tendão). Por comparação com placebo, as reduções na dor foram relatadas após injeções de ácido hialurônico de sódio (em curto, médio e longo prazos), toxina botulínica (curto prazo) e proloterapia (prazo médio) para o tratamento de epicondilalgia lateral. Lauromacrogol (polidocanol), aprotinina, e plasma rico em plaquetas não foi mais eficaz que o placebo para tendinopatia de Aquiles, enquanto a proloterapia não foi mais eficaz que o exercício excêntrico.

Os pesquisadores concluíram: “Apesar da eficácia das injeções de corticóide em curto prazo, injeções de não-corticóide podem ser benéficas para tratamento em longo prazo para epicondilalgia lateral. Entretanto, a resposta a injeção não deve ser generalizada por causa da variação do efeito entre locais da tendinopatia."

Áreas diferentes do corpo também podem se beneficiar de abordagens individualizadas. A confirmação do diagnóstico também é importante.

Para a análise completa, clique aqui.

The Lancet publicado online em 22 de outubro de 2010 © 2010 Elsevier Ltd
A eficácia e a segurança de injeções de corticóide e outras injeções para o gerenciamento de tendinopatias: uma análise crítica sistemática de ensaios clínicos randomizados. Brooke K Coombes, Leanne Bisset and Bill Vicenzino. Correspondência para Prof Bill Vicenzino: b.vicenzino@uq.edu.au

Categoria: M. Musculo-esqueletal. Palavras-chave: eficácia, segurança, corticóide, injeções, análise crítica sistemática de ensaios clínicos randomizados, journal watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postado no Global Family Doctor em 5 de novembro de 2010