O câncer de mama e a reposição hormonal em mulheres na pós-menopausa

A Iniciativa da Saúde da Mulher (ISM) mostrou preocupações em relação à segurança da reposição hormonal em mulheres na pós-menopausa. Estes pesquisadores dos Estados Unidos examinaram os efeitos em longo prazo de terapia com estrogênio mais progestina na incidência de câncer de mama e mortalidade em participantes da ISM. Das originais 16.608 mulheres na pós-menopausa com idade entre 50 e 79 anos aleatoriamente designadas para receber estrogênios eqüinos conjugados e combinados , 0,625 mg/d, mais acetato de medroxiprogesterona, 2,5 mg/d versus pílula placebo, 12.788 (83%) das participantes sobreviventes foram acompanhadas em uma média de 11 anos.

Os pesquisadores descobriram que: "Em análises de tratamento incluindo todas as participantes randomizadas e censurando as que não consentiram com acompanhamento adicional em 31 de março de 2005, o estrogênio com progestina foi associado aos cânceres de mama mais invasivos comparado com placebo (385 casos {0,42% por ano} versus 293 casos {0,34% por ano}, taxa de risco {TR} 1,25). Os cânceres de mama no grupo de estrogênio acrescido de progestina foram semelhantes na histologia e grau aos cânceres de mama no grupo de placebo, mas foram mais provavelmente nodo-positivos (81 {23,7%} versus 43 {16,2%}, respectivamente, TR 1,78). Houve mais mortes diretamente atribuídas ao câncer de mama (25 mortes {0,03% por ano} versus 12 mortes {0,01% por ano}. TR 1,96) bem como mais mortes por todas as causas ocorridas após o diagnóstico de câncer de mama (51 mortes {0,05% por ano} versus 31 mortes {0,03% por ano} ,TR 1,57) dentre mulheres que receberam estrogênio acrescido de progestina comparadas com mulheres do grupo de placebo. "

Os pesquisadores concluíram que: "O estrogênio acrescido de progestina foi associado a incidências maiores de câncer de mama, e os cânceres são mais comumente nodo-positivos. A mortalidade por câncer de mama também parece aumentar com o uso combinado de estrogênio acrescido de progestina."

Mais dados admonitórios sobre o uso da reposição hormonal em mulheres na pós-menopausa e o risco de câncer de mama

Para o resumo completo, clique aqui.

JAMA 304(15):1684-1692, 20 de outubro de 2010 © 2010 American Medical Association
O estrogênio acrescido de progestina e a incidência de câncer de mama e mortalidade em mulheres na pós-menopausa. Rowan T. Chlebowski, Garnet L. Anderson, Margery Gass, et al.

Categoria: X. Sistema Genital Feminino, Mama. Palavras-chave: câncer de mama, reposição hormonal, estrogênio, progestina, Iniciativa da Saúde da Mulher, acompanhamento extensivo do experimento controlado randomizado, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor em 5 de novembro de 2010