A suplementação de ADH ajuda na gravidez?

Tem se recomendado a mulheres grávidas aumentarem sua ingestão de ácido docosahexaenóico dietético (ADH). Estes pesquisadores australianos examinaram se o aumento da ingestão de ADH durante a gravidez tem efeito na depressão e se acentua o neurodesenvolvimento subsequente do bebê. Eles realizaram um experimento randomizado controlado, multicentro, duplo-cego (ADH para a triagem de Otimização do Resultado Mãe – Bebê {AORMB}) em 5 hospitais australianos, registrando 2.399 mulheres com gravidezes únicas com menos de 21 semanas de gestação. As cápsulas de óleo de peixe ricas em ácido docosahexaenóico (contendo 800 mg/d de ADH) ou cápsulas de óleo vegetal combinado (sem ADH) foram administradas até o nascimento.

Os pesquisadores descobriram que: "De 2.399 mulheres inscritas, 96,7% completaram o experimento. A porcentagem de mulheres com altos níveis de sintomas depressivos durante os primeiros 6 meses de pós-parto não difere entre os grupos de ADH e de controle (9,67% versus 11,19%, risco relativo ajustado 0,85). Pontos compostos cognitivos médios (diferença média ajustada, 0,01) e pontos compostos linguísticos médios (diferença média ajustada, -1,42) de crianças no grupo de ADH não diferem das crianças no grupo de controle ."

Os pesquisadores concluíram que: "O uso de cápsulas de óleo de peixe rico em ADH comparado com cápsulas de óleo vegetal durante a gestação não resultou em níveis mais baixos de depressão pós-parto em mães nem melhorou o desenvolvimento cognitivo e linguístico de seus filhos durante o início da infância."

Não há evidências de que a suplementação de ADH durante a gravidez tenha prevenido a depressão pós-parto ou melhorado o desenvolvimento neurológico do bebê

Para resumo completo, clique aqui.

JAMA 304(15):1675-1683, 20 de outubro de 2010 © 2010 American Medical Association
O efeito da suplementação de ADH durante a gravidez sobre a depressão pós-parto e o desenvolvimento neurológico de jovens crianças: Um experimento randomizado controlado. Maria Makrides, Robert A. Gibson, Andrew J. McPhee, et al.

Categoria: P. Psicológico, W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave:
ácido docosahexaenóico, óleo de peixe, gravidez, depressão, neurodesenvolvimento, experimento randomizado controlado, journal watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor em 5 de novembro de 2010