Médicos da família e câncer na infância

Na edição de setembro de 2010 do The Journal of the American Board of Family Medicine há uma Análise Clínica intitulada O Cuidado no Acompanhamento Médico Vitalício Após um Câncer na Infância, (Lifetime Follow-up Care After Childhood Cancer), por Richard I. Haddy e Teresa B. Haddy que começa assim: "

"Embora o tratamento de câncer específico seja melhor quando feito por especialistas capacitados em hematologia/oncologia pediátrica, é essencial que os médicos primários permaneçam envolvidos no cuidado de crianças e adolescentes que possuam doenças malignas. As fases importantes de cuidado médico incluem a ajuda para fazer o diagnóstico original (ou seja, estar alerta aos sintomas adversos que possam chamar atenção para um diagnóstico de câncer infantil ou o início de efeitos tardios), servir como um guia para os encaminhamentos de diagnósticos de câncer e tratamento, assim como os de efeitos tardios, oferecendo apoio emocional ao paciente e à família que passam frequentemente por tratamentos estressantes, permanecendo alerta a possíveis efeitos tardios durante o acompanhamento cuidadoso da vida e cuidado médico contínuo de rotina, dia após dia, se necessário e, finalmente, ajudando-os com decisões sobre o fim da vida e cuidado paliativo, se o tratamento for malsucedido."

Para o resumo completo, clique aqui.

The Journal of the American Board of Family Medicine 23 (5): 647-654 © 2010 American Board of Family Medicine
Cuidado no Acompanhamento Médico Vitalício Após Câncer Infantil. Richard I. Haddy e Theresa B. Haddy. Correspondências para Theresa B. Haddy: TBHaddy@aol.com

Categoria: A. Geral/Não-específico. Palavras-chave: câncer, crianças, adolescentes, diagnóstico, efeitos tardios, médicos da família, revisão clínica.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio Postado em Global Family Doctor em 2 de novembro de 2010