Hormônio pós-menopausa e o risco de nefrolitíase

Estes autores dos Estados Unidos revisaram a incidência de nefrolitíase nos experimentos de estrogênio isolado e de estrogênio acrescido de progestina na Iniciativa da Saúde da Mulher, conduzidos em 40 centros clínicos americanos. Um total de 10.739 mulheres na pós-menopausa com histerectomia foram randomizadas para receber 0,625 mg/d de estrogênios equinos conjugados (EEC) ou placebo, e 16.608 mulheres na pós-menopausa sem histerectomia foram randomizadas para receber placebo ou estrogênio acrescido de progestina dada como EEC mais acetato de medroxiprogesterona (2,5 mg/d). A incidência de nefrolitíase foi determinada para um acompanhamento médio de 7,1 anos para o experimento de EEC e 5,6 anos para o experimento de estrogênio acrescido de progestina.

Eles descobriram que: "As características demográficas de referência e os fatores de risco para a nefrolitíase foram semelhantes no placebo e nos braços de tratamento. A terapia com estrogênio foi associada a um aumento significativo no risco de nefrolitíase de 34 a 39 casos por 10.000 anos-pessoa (taxa de risco, 1,21). Os dados censoriais das mulheres quando pararam para aderir ao estudo da medicação aumentaram a taxa de risco para 1,39. O aumento do risco de nefrolitíase foi independente da co-administração de progestina, e os efeitos não variaram significativamente, de acordo com o histórico de pré-randomização de nefrolitíase."

Os autores concluíram que: "Esses dados sugerem que a terapia com estrogênio aumenta o risco de nefrolitíase em mulheres saudáveis na pós-menopausa. Essas descobertas devem ser consideradas na tomada de decisões considerando o uso pós-menopausal do estrogênio. Os mecanismos por trás desta alta susceptibilidade ainda devem ser determinados."

Não está claro até que ponto essas descobertas podem ser generalizadas a outras formas de estrogênio oral ou transdérmico.

Para o resumo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 170(18):1678-1685, 11 de outubro de 2010 © 2010 para the American Medical Association
Uso de hormônio pós-menopausal e o risco de nefrolitíase – Resultados das triagens de terapia de hormônio da Iniciativa da Saúde da Mulher. Naim M. Maalouf, Alicia H. Sato, Brian J. Welch, et al. Correspondência para Dr. Maalouf: naim.maalouf@utsouthwestern.edu

Categoria: U. Sistema Urinário. Palavras-chave: estrogênio equino conjugado, nefrolitíase, progestina, Iniciativa da Saúde da Mulher, análise secundária de experimento randomizado controlado, journal watch
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor em 2 de novembro de 2010 2010