O tratamento anti-retroviral para crianças com exposição à nevirapina no periparto

A nevirapina de dose única é a base do regimento para a prevenção da transmissão de mãe para filho do vírus da imunodeficiência humana (HIV) em um cenário com recursos limitados, mas a nevirapina frequentemente seleciona os vírus resistentes em mães e crianças infectadas, apesar da profilaxia. Estes autores de muitos países conduziram uma triagem randomizada da terapia inicial com zidovudina e lamivudina combinada com nevirapina ou com lopinavir acrescido de ritonavir em crianças entre 6 e 36 meses de idade infectadas com HIV, em seis países africanos, que se qualificavam para um tratamento de acordo com os critérios da Organização de Saúde Mundial (OSM). Os resultados foram relatados para a coorte que incluía crianças expostas à profilaxia de nevirapina de dose única. O ponto conclusivo primário foi a falha virológica ou descontinuação do tratamento até a 24ª semana de estudo. O registro nessa coorte terminou mais cedo na recomendação do conselho de monitoramento de segurança e dados.

Eles descobriram que: "Um total de 164 crianças foram registradas. A porcentagem médica de linfócitos CD4+ foi de 19%; um total de 56% das crianças tiveram doença no estágio WHO 3 ou 4. Mais crianças no grupo de nevirapina do que no grupo de lopinavir acrescido de ritonavir alcançaram um ponto conclusivo primário (39,6% versus 21,7). A resistência referencial a nevirapina foi detectada em 18 de 148 crianças (12%) e foi preditiva da falha do tratamento. Nenhuma diferença significativa entre os grupos foi observada na taxa de eventos adversos ."

Os autores concluíram que: "Dentre as crianças com exposição anterior à nevirapina de dose única para a prevenção perinatal da transmissão do HIV, o tratamento anti-retroviral consistindo em zidovudina e lamivudina com lopinavir acrescida de ritonavir obteve resultados melhores do que os tratamentos feitos com zidovudina e lamivudina acrescida de nevirapina. Como a nevirapina é usada para ambos os tratamentos e para a prevenção perinatal da infecção do HIV em cenários com recursos limitados, as estratégias alternativas para a prevenção da transmissão do HIV de mãe para filho, bem como para o tratamento da infecção de HIV, são urgentemente requeridas."

Se a nevirapina for usada para a profilaxia, não é uma boa escolha para o tratamento.

Para o resumo completo, clique aqui.

N Engl J Med 363:1510-152, 14 de outubro de 2010 © 2010 para a Massachusetts Medical Society
Tratamento anti-retroviral para crianças com exposição à nevirapina no periparto. Paul Palumbo, Jane C. Lindsey, Michael D. Hughes, et al. Correspondências para Dr. Palumbo: paul.e.palumbo@dartmouth.edu

Categoria: S. Sangue/Órgãos Formadores do Sangue/Mecanismos Imunes, SG. Saúde Global. Palavras-chave: HIV, crianças, nevirapina, profilaxia de periparto, experimento randomizado controlado, journal watch
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postado em Global Family Doctor em 2 de novembro de 2010 2010