As terapias anti-retrovirais em mulheres após a exposição à nevirapina de dose única

A administração de nevirapina de dose única no periparto reduz a transmissão do vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1), mas seleciona o vírus resistente a nevirapina. Em sete países africanos, as mulheres infectadas com HIV-1 cujas contagens de células CD4+ T foram inferiores a 200 por milímetro cúbico e aquelas que tinham ou não ingerido nevirapina de dose única pelo menos 6 meses antes do registro foram aleatoriamente designadas para receber terapia anti-retroviral com tenofovir-emtricitabina mais nevirapina ou tenofovir-emtricitabina mais lopinavir estimulado por uma dose baixa de ritonavir. O ponto conclusivo primário foi o tempo para confirmar a falha virológica ou morte.

Eles descobriram que: "Um total de 241 mulheres que foram expostas à nevirapina de dose única começou os tratamentos de estudo (121 receberam nevirapina e 120 receberam lopinavir estimulado com ritonavir); Significativamente, mais mulheres no grupo de nevirapina alcançaram o ponto conclusivo primário do que o grupo de lopinavir estimulado com ritonavir (26% versus 8%). A falha virológica ocorreu em 37 (28 no grupo de nevirapina e 9 no grupo de lopinavir estimulado com ritonavir), e 5 morreram sem falha virológica prévia (4 no grupo da nevirapina e 1 no grupo de lopinavir estimulado com ritonavir). As diferenças entre os grupos pareceram diminuir quando a exposição à nevirapina de dose única com intervalos e o início da terapia anti-retroviral aumentou. O sequenciamento em massa de amostras de plasma de linhas de base mostrarou resistência a nevirapina em 33 de 239 mulheres testadas (14%). Dentre as 500 mulheres sem exposição prévia à dose única de nevirapina, 34 de 249 no grupo de nevirapina (14%) e 36 das 251 no grupo de lopinavir estimulado com ritonavir (14%) tiveram falha virológica ou morreram. "

Os autores concluíram: “Em mulheres com exposição prévia à nevirapina de dose única no parto (mas não naquelas com exposição prévia), o lopinavir estimulado com ritonavir mais tenofovir-emtricitabina foi superior à nevirapina somada ao tenofovir-emtricitabina para terapias anti-retrovirais iniciais."

Um regime sem nevirapina é preferível para o tratamento de HIV/AIDS para mulheres com exposição prévia à nevirapina.

Para o resumo completo, clique aqui.

N Engl J Med 363:1499-1509, 14 de outubro de 2010 © 2010 para a Massachusetts Medical Society
Terapias anti-retrovirais em mulheres após exposição a nevirapina de dose única. S. Lockman, M.D. Hughes, J. McIntyre, et al. Correspondências para Dr. Lockman: slockman@hsph.harvard.edu

Categoria: S. Sangue/órgãos formadores de sangue/Mecanismos imunes, SG. Saúde global. Palavras-chave: HIV, mulheres, nevirapina, profilaxia pré-natal, experimento randomizado controlado, journal watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postado no Global Family Doctor em 2 de novembro de 2010