Associação entre a continuidade da assistência e a hospitalização evitável

Este estudo feito pelos autores tailandeses tinha por objetivo examinar os efeitos da continuidade do tratamento na hospitalização evitável e a admissão em hospitais para qualquer condição no sistema de saúde com um alto nível de acesso à assistência. Eles usaram um design longitudinal para examinar os dados de alegação que capturaram o uso da assistência médica entre janeiro de 2000 e dezembro de 2006, sob um programa de plano de saúde de cobertura universal em Taiwan. No total, 30.830 pessoas aleatoriamente selecionadas com 3 ou mais visitas médicas por ano entre 2000 e 2006 foram analisadas em 3 grupos etários.

Eles descobriram: "A continuidade maior da assistência médica foi significativamente associada com a menor probabilidade de hospitalização evitável em todos os 3 grupos etários. Associações similares foram descobertas para admissões em hospitais para qualquer condição nos 3 grupos etários."

Os autores concluíram: "A melhor continuidade da assistência médica está associada a menores hospitalizações evitáveis e menos admissões hospitalares para qualquer condição em um sistema de saúde com fácil acesso aos cuidados médicos. Portanto, a melhora da continuidade da assistência médica é o caminho apropriado a ser seguido em um sistema de saúde de cobertura universal."

Este estudo fornece evidências indiretas de que a continuidade da assistência gera melhores resultados para os pacientes.

Para resumo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 170(18):1671-1677, 11 de outubro de 2010 © 2010 para a American Medical Association
Um exame longitudinal da continuidade da assistência médica e hospitalizações evitáveis – Provas de um Sistema de saúde de cobertura universal. Shou-Hsia Cheng, Chi-Chen Chen, Yen-Fei Hou. Correspondências para o Dr. Cheng: shcheng@ntu.edu.tw

Categoria: HSR. Pesquisa de Serviços de Saúde. Palavras-chave: continuidade da assistência médica, acesso à assistência, hospitalização, estudo empírico, journal watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postado no Global Family Doctor em 2 de novembro de 2010