Aquecimento diminui lesões dos membros inferiores em atletas do sexo feminino

Esses investigadores dos Estados Unidos conduziram um ensaio controlado randomizado de agrupamento para determinar a eficácia do aquecimento neuromuscular guiado pelo treinador na redução de lesões dos membros inferiores em atletas adolescentes do sexo feminino em uma população urbana, de diversas etnias e, em grande parte, de baixa renda. Os participantes foram 95 treinadores que inscreveram 1558 atletas. Noventa treinadores e 1492 atletas concluíram o estudo. Os pesquisadores elegeram as escolas de forma aleatória para os grupos de controle e de intervenção. Eles treinaram os treinadores do grupo de intervenção para a introdução de um aquecimento neuromuscular de 20 minutos. Os treinadores do grupo de controle continuaram a utilizar o aquecimento a que já estão acostumados.

Eles descobriram: “Houve 28.023 exposições de atletas de intervenção e 22.925 exposições de atletas controle. Os treinadores do grupo de intervenção utilizaram o aquecimento prescrito em 1425 das 1773 práticas (80,4%). Os atletas do grupo de intervenção tiveram taxas mais baixas, a cada 1000, de lesões graduais dos membros inferiores (0,43 versus 1,22), lesão aguda dos membros inferiores por não-contato (0,71 versus 1,61), entorse do tornozelo por não-contato (0,25 versus 0,74), e lesões dos membros inferiores tratadas cirurgicamente (0 versus 0,17). A análise de regressão demonstrou taxas significativas de incidência para lesões agudas dos membros inferiores por não-contato (0,33), entorse do tornozelo por não-contato (0,38), entorse do joelho por não-contato (0,30) e lesões do ligamento cruzado anterior por não-contato (0,20)”.

Os autores concluíram: “O alongamento neuromuscular orientado pelo treinador reduz as lesões por não-contato nos membros inferiores em atletas de basquete e futebol em uma escola de ensino médio em uma população urbana, de diversas etnias e, em grande parte, de baixa renda”.

O aquecimento faz diferença na prevenção de lesões nos membros inferiores.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Arch Pediatr Adolesc Med © 2011 para a American Medical Association
Effect of Neuromuscular Warm-up on Injuries in Female Soccer and Basketball Athletes in Urban Public High Schools: Cluster Randomized Controlled Trial. Cynthia R. LaBella, Michael R. Huxford, Joe Grissom, et al. Correspondências a Dr. LaBella: clabella@childrensmemorial.org

Categoria: M. Músculoesquelético. Palavras-chave: atleta, feminino, membro inferior, lesões, aquecimento, ensaio controlado aleatório de agrupamento, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 22 de novembro de 2011