Associações entre inibidores seletivos de serotonina na gravidez e transtornos do espectro do autismo na infância

A prevalência de transtornos do espectro do autismo vem aumentando atualmente. O uso de medicamentos antidepressivos durante a gravidez também demonstra um aumento secular nas últimas décadas, levantando preocupações de que a exposição pré-natal poderia contribuir para um risco maior de transtornos do espectro autista. Esses autores dos Estados Unidos avaliaram de forma sistemática se a exposição pré-natal a medicamentos antidepressivos está associada a um risco maior de transtornos do espectro autista em um estudo de controle de caso com base na população. Históricos médicos foram utilizados para verificar as crianças do caso e as crianças do grupo de controle e para obter, de forma prospectiva, informações registradas sobre o uso de antidepressivos feito pelas mães, a saúde mental das mães e covariantes médicas e demográficas. Os sujeitos foram 298 crianças com autismo (e suas mães) e 1507 crianças do grupo de controle selecionadas aleatóriamente (e suas mães).

Eles descobriram: “Exposição pré-natal a medicamentos antidepressivos foi citada por 20 crianças do grupo de caso (6,7%) e 50 crianças do grupo de controle (3,3%). Em modelos de regressão logística ajustados, verificamos um risco duas vezes maior de transtorno de espectro autista associando com o tratamento com inibidores de serotonina seletivos feito pela mãe durante o ano antes do parto (odds ratio ajustada, 2,2), com o efeito mais forte associado ao tratamento durante o primeiro trimestre (odds ratio ajustada, 3,8). Nenhum aumento no risco foi encontrado em mães com histórico de tratamento para a saúde mental com inibidores de serotonina na ausência de exposição pré-natal”.

Os autores concluíram: “Apesar de o número de crianças expostas antes do nascimento a inibidores de serotonina ser baixo nessa população, os resultados sugerem que a exposição, principalmente durante o primeiro trimestre, pode aumentar de forma moderada o risco de transtorno do espectro autista. O risco potencial associado à exposição deve ser equilibrado com o risco da mãe ou o feto de distúrbios mentais que não são tratados. Estudos posteriores são necessários para replicar e estender tais descobertas”.

A associação é forte. São necessárias mais pesquisas.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Arch Gen Psychiatry 68(11):1104-1112, novembro de 2011 © 2011 para a American Medical Association
Antidepressant Use During Pregnancy and Childhood Autism Spectrum Disorders. Lisa A. Croen, Judith K. Grether, Cathleen K. Yoshida, Roxana Odouli, Victoria Hendrick. Correspondence to Dr. Croen: lisa.a.croen@kp.org

Categoria: N. Neurológico, W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: transtornos do espectro autista, crianças, gravidez, inibidores de serotonina, inibidores seletivos de serotonina, estudo de controle de caso, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 22 de novembro de 2011