Infecções do trato urinário recorrente em mulheres

Na edição de 15 de setembro de 2010 da American Family Physician, há uma análise clínica com título Infecções Recorrentes do Trato Urinário em Mulheres: Diagnóstico e Gestão escrita por Charles M Kodner e Emily K Thomas Gupton e que tem como início: “Infecções recorrentes do trato urinário, apresentando disúria ou sintomas de irritação miccional, são mais comumente causadas por reinfecção com a bactéria original isolada em mulheres jovens e até então saudáveis sem qualquer anormalidade anatômica ou funcional do trato urinário. A frequência de relações sexuais é o principal preditor de infecções recorrentes do trato urinário em pacientes com disúria recorrente. Naquelas que apresentam comórbidades ou outros fatores de predisponentes, recorrentes infecções do trato urinário complicadas representam um risco para infecção ascendente ou urosepse. Escherichia coli é o organismo mais comum em todos os grupos de pacientes, mas Klebsiella, Pseudomonas, Proteus e outros organismos são mais comuns em pacientes com certos fatores de risco para infecções complicadas do trato urinário. A urocultura positiva com mais de 102 unidades formadoras de colônias por mL é o padrão para o diagnóstico de infecções do trato urinário em pacientes com sintomas, embora muitas vezes a cultura é desnecessária para o diagnóstico da infecção sintomática típica.

“Mulheres com infecções sintomáticas do trato urinário recorrentes podem ser tratadas com antibióticos profiláticos contínuos ou pós-coital; outras opções de tratamento incluem antibióticos autoiniciados, produtos de cramberry e mudanças de comportamento. Pacientes em risco de infecções complicadas do trato urinário são mais bem tratados com antibióticos de amplo espectro. Inicialmente, urocultura para guiar o tratamento subsequente e exames de imagem renal caso se suspeite de anormalidades estruturais”.

Para ler a análise completa, clique aqui.

American Family Physician 82(6):638-643 © 2010 pela American Academy of Family Physicians
Recurrent Urinary Tract Infections in Women: Diagnosis and Management. Charles M Kodner e Emily K Thomas Gupton.

Categoria: U. Sistema Urinário. Palavras-chave: infecções do trato urinário, recorrente, mulheres, diagnóstico, tratamento, análise clínica.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor em 18 de novembro de 2011