Meta-análise de intervenções para reduzir o tempo em que as crianças passam em frente à televisão e ao computador

Esta meta-análise de ensaios controlados randomizado foi feita por autores canadenses para avaliar o impacto de intervenções que têm como objetivo reduzir o tempo em que as crianças passam em frente à televisão e ao computador. O resultado primário foi o índice de massa corporal (IMC); o resultado secundário foi o tempo em que as crianças passam em frente à televisão e ao computador (horas por semana).

Eles descobriram: “Um total de 1120 citações foram verificadas, e 13 estudos foram incluídos na análise sistemática. Amostras do estudo variavam em idade (3,9-11,7 anos) e tamanho (21-1295 participantes). As intervenções variavam em duração (1-24 meses) e local de recrutamento (5 em escolas, 2 em clínicas médicas, 1 em um centro comunitário, e 5 na comunidade). Para o resultado primário, a meta-análise incluiu 6 estudos, e a diferença na média da mudança de IMC no grupo de intervenção comparado ao grupo controle foi de -0,10. O resultado secundário incluiu 9 estudos, e a diferença na mudança média do padrão no grupo de intervenção comparado ao grupo de controle foi -0,90 h/semana. Uma análise em um subgrupo de crianças da pré-escola demonstrou uma diferença média no tempo em que as crianças passam em frente às telas de -3,72 h/semana (estatisticamente significativo)”.

Os autores concluíram: “Nossa revisão sistemática e meta-análise não demonstraram evidências da eficácia de intervenções que têm como objetivo reduzir o tempo em que as crianças passam em frente ao computador e à televisão para diminuir o IMC e o tempo em que as crianças passam em frente às telas. No entanto, intervenções na idade pré-escolar podem ser uma promessa”.

De volta aos primórdios nesse tema.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Arch Pediatr Adolesc Med 165(11):979-986, novembro de 2011 © 2011 para a American Medical Association
Effectiveness of Interventions Aimed at Reducing Screen Time in Children: A Systematic Review and Meta-analysis of Randomized Controlled Trials. Gita Wahi, Patricia C. Parkin, Joseph Beyene, et al. Correspondências a Catherine Birken: catherine.birken@sickkids.ca

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: crianças, tempo em frente às telas, índice de massa corporal, IMC, meta-análise de ensaios controlados randomizados, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 22 de novembro de 2011