Mulheres têm menos chances do que homens na gestão dos fatores de risco das doenças cardiovasculares

Pacientes com doença arterial coronariana (DAC) estabelecida são os que apresentam mais risco de novos eventos. Apesar das terapias comprovadas, a prevenção secundária é usualmente abaixo do ideal. Medicos de Familia (MF) estão na posição ideal para melhorar a prevenção secundária. O objetivo desse estudo feito por pesquisadores da Austrália foi contrastar a gestão de fatores de risco cardiovasculares em pacientes com doença coronariana em cuidados primários àqueles em manuais clínicos de acordo com o gênero. MF em toda a Austrália foram convidados a participar em um programa de incorporação de um software de gestão da doença (mdCare). Os médicos participantes (1258) recrutaram pacientes individuais cujos níveis de fatores de risco cardiovasculares foram medidos. O programa mdCare incluiu 12.509 pacientes (58% homens) diagnosticados com doença arterial coronariana. A idade média era de 71,7 anos para os homens e 74 anos para as mulheres.

LDL colesterol estava significativamente acima dos níveis recomendados em 69% das mulheres e 58% dos homens. Também houve uma proporção maior de mulheres com colesterol total acima dos níveis recomendados (76%) comparada aos homens (57%). Em pacientes que receberam prescrição de medicamentos para diminuição dos lipídios, 53% dos homens e 72% das mulheres continuaram a apresentam o colesterol total mais alto do que os níveis recomendados. Em geral, mais da metade (52%) apresentou pelo menos cinco fatores de risco cardiovasculares (55% em mulheres e 50% em homens, de forma significativa).

Os pesquisadores concluíram: “Esse estudo encontrou menos gestão intensiva de fatores de risco cardiovasculares em pacientes com doença arterial coronariana, principalmente entre mulheres, apesar do risco cardiovascular equivalente. Esse estudou demonstrou que tais pacientes têm fatores de risco múltiplos que também são influenciados pelo gênero”.

Mesmo os dados para os homens não são maravilhosos, mas as mulheres parecem estar perdendo as chances.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Internal Medicine Journal 41 (10): 730-736, outubro de 2011 © 2011 The Authors. Internal Medicine Journal
Gestão subotimizada de fatores de risco cardiovasculares em pacientes com doença arterial coronariana em cuidados primários ocorre principalmente em mulheres. Driscoll, A. Beauchamp, G. Lyubomirsky et al.

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: doença cardíaca coronária, cuidados primários, fatores de risco, gestão, estudo coorte seccional-cruzado, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor em 4 de novembro de 2011