Suporte computadorizado à decisão para o risco de doenças cardiovasculares não melhora os resultados

Sistemas de suporte computadorizado à decisão ligados a registros médicos eletrônicos são promovidos como uma forma eficaz de melhorar o cuidados aos pacientes. Esses autores canadenses conduziram um estudo randomizado controlado entre práticas de cuidado primário de registros médicos eletrônicos em Ontário, Canadá. Pacientes com 55 anos de idade ou mais com histórico de eventos vasculares anteriores, diabetes mellitus, hipertensão ou hipercolesterolemia foram randoizados para a Informatização das Práticas Médicas para a Melhoria da Eficácia Terapêutica (COMPETE III) para o grupo de intervenção por sistema de suporte computadorizado à decisão ou cuidado usual. A intervenção incluiu tratamento e monitoramento eletrônicos e personalizados do risco vascular entre o médico e o paciente, cálculo do risco e um recurso clínico. O resultado primário foi o efeito composto de 08 resultados de processo recomendados em 1 ano.

Eles descobriram: “Nós fizemos de forma aleatória e incluímos na análise 1102 pacientes em 49 práticas médicas com base na comunidade (53,4% mulheres; idade média, 69,1 anos; 28,0% com evento vascular prévio). O grupo de intervenção (545 {49,5%}) teve uma melhora significativamente maior no resultado médio do processo, com uma diferença de 4,70 em uma escala de 27 pontos. Os pacientes do grupo de intervenção tiveram mais chances de dar continuidade ao tratamento (4,18) e sua habilidade de melhorar a saúde vascular (3,07) também aumentou. Apesar de tais melhorias, os resultados clínicos – eventos vasculares, variáveis clínicas e a qualidade de vida – não sofreram melhora”.

Os autores concluíram: “Apesar das análises favoráveis e melhorias importantes nos complexos processos exigidos para reduzir o risco vascular, os resultados clínicos permanecem inalterados”.

Cuidado ao gastar tanto em intervenções que ainda não provaram ser benéficas.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 171(19):1736-1744, 24 de outubro de 2011 © 2011 para American Medical Association
Suporte Eletrônico Compartilhado à Decisão Ligados em Cuidados Primários – Informatização das Práticas Médicas para a Melhoria da Eficácia Terapêutica (COMPETE III) Ensaio Aleatório. Anne Holbrook, Eleanor Pullenayegum, Lehana Thabane, et al. Correspondências a Dr. Holbrook: holbrook@mcmaster.ca

Categoria: HSR. Pesquisa de Serviços de Saúde, K. Circulatório. Palavras-chave: suporte computadorizado à decisão, registros médicos eletrônicos, risco cardiovascular, eventos vasculares, qualidade de vida, ensaio controlado aleatório, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 4 de novembro de 2011