Fatores de risco para sintomas tardios de saúde mental na infância

Pesquisadores australianos se detiveram aos prognosticadores dos sintomas tardios de externalização (comportamental) e internalização (emocional) em crianças. Os dados utilizados de coortes no Estudo Longitudinal de Crianças Australianas (5107 0 a 1 ano de idade e 4983 4 a 5 anos de idade). Utilizou-se regressão linear para comparar os potenciais fatores de risco e sistemas tardios de saúde mental.

Os pesquisadores descobriram: “Em análises não ajustadas, os sintomas de saúde mental infantil eram previstos por um grande número de fatores de risco. Em modelos multivariados, fatores da primeira infância (nascimento até os 5 anos) explicavam 30% e 18% das variações de sintomas de externalização e internalização, respectivamente, entre 4 e 5 anos de idade. Os fatores da infância média (5-9 anos de idade) explicavam 20% e 23% das variações de sintomas de externalização e internalização, respectivamente, entre 8 e 9 anos de idade. Disciplina rigorosa foi um forte preditor dos sintomas de externalização em ambos os grupos etários, ao passo que saúde física mais debilitada na infância, sofrimento emocional materno, disciplina rigorosa e pais superenvolvidos/protetores (coorte mais jovem apenas) previram sintomas de internalização de forma consistente”.

Os pesquisadores concluíram: “Dados nacionais sobre preditores de sintomas de saúde mental na infância destacaram um pequeno número de fatores de risco significativos, situados no contexto familiar e presentes desde a mais tenra idade. Esse conhecimento é valioso para experimentos de prevenção randomizados em nível populacional de programas de apoio a famílias”.

Este estudo identifica diversos fatores, incluindo disciplina rígida e outros fatores familiares, como preditores de questões tardias de saúde mental na infância.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Pediatrics 128(4):e865-e879, Outubro de 2011 © 2011 American Academy of Pediatrics
Fatores de Risco para Sintomas de Saúde Mental na Infância: Estudo Nacional e Longitudinal de Crianças Australianas. Jordana K. Bayer, Obioha C. Ukoumunne, Nina Lucas, Melissa Wake, Katherine Scalzo, Jan M. Nicholson.

Categoria: P. Psicológico. Palavras-chave: crianças, saúde mental, fatores de risco, disciplina rigorosa, depressão materna, estudo coorte, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 25 de outubro de 2011