Incidência de adenocarcinoma entre pacientes com esôfago de Barrett

Dados corretos com base em populações são necessários sobre a incidência de adenocarcinoma esofágico e displasia de alto grau entre pacientes com esôfago de Barrett. Autores dinamarqueses conduziram um estudo coorte em todo o país envolvendo todos os pacientes com esôfago de Barrett na Dinamarca durante o período de 1992 a 2009, utilizando dados do Registro Dinamarquês de Patologia e do Registro Dinamarquês de Câncer. Eles determinaram as taxas de incidência (número de casos por 1000 pessoas/ano) de displasia de alto grau e adenocarcinoma. Como uma medida de risco relativo, taxas de incidência padrão foram calculadas com base nas taxas nacionais de câncer na Dinamarca durante o período do estudo.

Eles descobriram: “Identificamos 11.028 pacientes com esôfago de Barrett e analisamos seus dados por cerca de 5,2 anos. No primeiro ano após a endoscopia índice, 131 novos casos de adenocarcinoma foram diagnosticados. Durante os anos seguintes, 66 novos adenocarcinomas foram detectados, elevando a taxa de incidência de adenocarcinoma de 1,2 casos por 1000 pessoas/ano. Comparados ao risco na população em geral, o risco relativo de adenocarcinoma entre pacientes com esôfago de Barrett foi 11,3. O risco anual de adenocarcinoma esofágico foi 0,12%. Detecção de displasia de alto grau na endoscopia índice foi associada a uma taxa de incidência de adenocarcinoma de 5,1 casos por 1000 pessoas/ano. Em contraste, a taxa de incidência entre pacientes sem displasia foi de 1,0 caso por 1000 pessoas/ano. As estimativas de risco para pacientes com displasia de alto risco foram levemente mais altas”.

Os autores concluíram: “Esôfago de Barrett é um sério fator de risco para adenocarcinoma esofágico, mas o risco anual absoluto, 0,12%, é muito menor do que o risco assumido de 0,5%, que é a base para as diretrizes atuais de alerta. Dados do estudo atual questionam a vigilância atual em pacientes que têm esôfago de Barrett sem displasia”.

As diretrizes de alerta do esôfago de Barrett deveriam ser reconsideradas de acordo com tais descobertas.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

N Engl J Med 365:1375-1383, 13 de outubro de 2011 © 2011 to the Massachusetts Medical Society
Incidência de Adenocarcinoma entre Pacientes com Esôfago de Barrett. Frederik Hvid-Jensen, Lars Pedersen, Asbjørn Mohr Drewes, Henrik Toft Sørensen e Peter Funch-Jensen. Correspondências a Dr. Hvid-Jensen: funchjensen@gmail.com

Categoria: D. Digestivo. Palavras-chave: esôfago de Barrett, adenocarcinoma, displasia, alerta, estudo coorte com base em populações, Journal Warch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 25 de outubro de 2011