Melhorias na identificação e encaminhamento de mulheres que sofrem violência doméstica

A maior parte dos médicos não possui treinamento em violência doméstica, não consegue identificar os pacientes que sofrem esse tipo de abuso, e tem dúvidas sobre como lidar com o problema após a identificação. Pesquisadores do Reino Unido testaram a eficácia de um programa de treinamento e apoio em clínicas de atendimento primário de saúde para aumentar a identificação de mulheres vítimas de violência doméstica e o seu encaminhamento aos serviços de proteção especializados. Nesse estudo controlado randomizado de grupos, eles selecionaram clínicos gerais em dois consórcios urbanos de cuidados primários de saúde, Hackney (Londres) e Bristol, Reino Unido. Escolheram de forma aleatória 51 (61%) dos 84 clínicos gerais elegíveis em Hackney e Bristol. Desses, 24 passaram por um programa de treinamento e apoio, 24 não passaram pelo programa, e três desistiram antes de o treinamento começar.

Um ano após a segunda sessão de treinamento, os 24 médicos que receberam treinamento registraram 223 encaminhamentos de pacientes aos serviços de proteção e os 24 médicos-controle registraram 12 encaminhamentos (proporção de taxa de intervenção ajustada 22.1). Os clínicos que passaram pela intervenção registraram 641 identificações de violência doméstica e os médicos-controle registraram 236 (proporção de taxa de intervenção ajustada 3.1). Nenhum evento adverso foi registrado.

Os pesquisadores concluíram: “Um programa de treinamento e apoio dirigidos a médicos de cuidados primário e ao pessoal do administrativo melhorou o encaminhamento a agências especializadas em violência doméstica e a identificação registrada de mulheres que sofrem violência doméstica. Nossos resultados reduzem a incerteza sobre os benefícios do treinamento e de intervenções de apoio de violência doméstica em ambientes de cuidados primários de saúde e demonstram que a triagem de pacientes do sexo feminino vítimas de violência doméstica não é uma condição necessária para melhoria na identificação e encaminhamento aos serviços de proteção”.

Parece óbvio. Encaminhamento, no entanto, é uma medição preliminar do que está acontecendo.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

The Lancet publicou online em 13 de outubro de 2011 © 2011 Elsevier Inc
Identificação e Encaminhamento para Aumentar a Segurança de mulheres que sofrem violência doméstica com um programa de treinamento e apoio de atendimento primário de saúde: um ensaio controlado randomizado de grupos. Gene Feder, Roxane Agnew Davies e Kathleen Baird. Correspondências a Gene Feder: gene.feder@bristol.ac.uk

Categoria: Z. Problemas sociais. Palavras-chave: identificação, encaminhamento, segurança, mulheres, violência doméstica, atendimento primário, treinamento, apoio, programa, ensaio controlado randomizado de grupos, supervisão de periódico.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor em 28 de outubro de 2011