Quantidade de atividade física relacionada à mortalidade e expectativa de vida

Os benefícios à saúde da atividade física durante o lazer são bem conhecidos, mas ainda não se sabe se praticar menos exercício do que os 150 minutos recomendados por semana pode trazer benefícios para a expectativa de vida. Pesquisadores do Taiwan e dos Estados Unidos avaliaram os benefícios à saúde de diversas quantidades de atividade física em uma população do Taiwan. Consistia em um estudo coorte prospectrivo. 416.175 indivíduos (199.265 homens e 216.910 mulheres) participaram de um programa médico padrão de triagem em Taiwan entre 1996 e 2008, com um acompanhamento médio de 8,05 anos. Com base na quantidade de exercício semanal indicado em um questionário autodeclarado, os participantes foram alocados em uma das cinco categorias de volume de exercícios: inativo, atividade baixa, média, alta ou muito alta. Os pesquisadores calcularam as taxas de probabilidade para riscos de mortalidade para cada grupo comparado ao grupo inativo, e calcularam a expectativa de vida para cada grupo.

Comparados aos indivíduos no grupo inativo, aqueles no grupo de atividade de baixo volume, que se exercitam em média 92 minutos por semana ou 15 minutos por dia tinham o risco reduzido em 14% de mortalidade por todas as causas e expectativa de vida 3 anos mais longa. Cada 15 minutos adicionais de exercício diário além da quantidade mínima de 15 minutos por dia reduziam a mortalidade por todas as causas em 4% e mortalidade por câncer de todos os tipos em 1%. Os benefícios foram aplicáveis a todos os grupos etários e ambos os sexos, e para aqueles com risco de doença cardiovascular. Indivíduos inativos tinham risco aumentado em 17% (taxa de probabilidade 1,17) de mortalidade comparados àquelas no grupo de baixo volume.

Os pesquisadores concluíram: “15 minutos por dia ou 90 minutos por semana de exercícios de intensidade moderada podem trazer benefícios, mesmo para indivíduos com risco de doença cardiovascular”.

Acredito que já lemos isso antes, mas agora em uma versão mini.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

The Lancet 378(9798):1244-1253, 1 de outubro de 2011 © 2011 Elsevier Inc
Quantidade mínima de atividade física para a redução da mortalidade e aumento da expectativa de vida: um estudo coorte prospectivo. Chi Pang Wen, Jackson Pui Man Wai, Min Kuang Tsai et al. Correspondências a Chi Pang Wen: cwengood@nhri.org.tw

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: mínimo, atividade física, mortalidade reduzida, expectativa de vida, estudo coorte esperado, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor em 28 de outubro de 2011