Suplementação de Vitamina E aumenta o risco de câncer de próstata

Os dados iniciais do Experimento de Prevenção do Câncer por Selênio e Vitamina E identificaram um aumento estatisticamente insignificante no risco de câncer de próstata com o uso de suplementação de vitamina E. O grupo de pesquisadores dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido examinou os efeitos a longo prazo da suplementação de selênio e vitamina E ao risco de câncer de próstata. Eles examinaram homens saudáveis (n=35533) de centenas de lugares na América do Norte. Os homens foram escolhidos de forma randomizada para quatro grupos de tratamento: 8752 receberam suplementação de selênio, 8737 receberam suplementação de vitamina E, 8702 receberam os dois e 8696 receberam placebo.

Os pesquisadores descobriram: “Este relatório inclui 54464 pessoas adicionais por ano de acompanhamento e 521 casos adicionais de câncer de próstata desde o relatório primário. Comparados ao grupo que recebeu placebo (grupo de referência) em que 529 homens desenvolveram câncer de próstata, 620 homens no grupo que recebeu vitamina E desenvolveram câncer de próstata (taxa de risco, 1,17), assim como 575 no grupo que recebeu selênio (taxa de risco, 1,09), além de 555 no grupo que recebeu selênio e vitamina E (taxa de risco, 1,05). Comparados ao placebo, o aumento absoluto no risco de desenvolver câncer de próstata por 1000 pessoa/ano foi 1,6 para vitamina E, 0,8 para selênio e 0,4 para a combinação dos dois”.

Os pesquisadores concluíram: “Suplementação alimentar com vitamina E aumentou significativamente o risco de câncer de próstata em homens saudáveis”.

Este estudo encontra boas evidências de um risco aumentado de câncer de próstata com a suplementação com vitamina E

Para ler o resumo completo, clique aqui.

JAMA 306(14):1549-1556, 12 de outubro de 2011 © 2011 American Medical Association
Vitamina E e o Risco do Câncer de Próstata. John J. Crowley, M. Scott Lucia, Phyllis J. Goodman, et al.

Categoria: Y. Sistema Genital Masculino. Palavras-chave: vitamina E, acetato de alfatocoferol, selênio, próstata, câncer, estudo controlado aleatório, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 25 de outubro de 2011