Suplementação pré-natal de ácido fólico e o risco de atraso na linguagem

A suplementação pré-natal de ácido fólico diminui o risco de defeitos no tubo neural. Pesquisadores da Noruega e do Reino Unido querem verificar se a suplementação de ácido fólico traz outros benefícios para o desenvolvimento neurológico. Especificamente, eles examinaram a suplementação pré-natal de ácido fólico e o risco de subsequente linguagem afetada através do aguardado Estudo Observacional Coorte Norueguês entre Mãe e Filho. Eles utilizaram pesquisas para medir a suplementação pré-natal em 4-8 semanas e também mediram a competência de linguagem da criança aos 3 anos de idade utilizando uma escala gramatical.

Os pesquisadores verificaram: “Das 38.954 crianças, 204 (0,5%) tiveram sério atraso na linguagem. Crianças cujas mães não utilizaram suplementos alimentares no intervalo de exposição especificado eram o grupo de referência (n = 9052 {24,0%}, com sério atraso na linguagem em 81 crianças [0,9%

Os pesquisadores concluíram: “Entre este coorte norueguês de mães e crianças, o uso materno de suplementos de ácido fólico no início da gravidez foi associado a um risco reduzido de sério atraso na linguagem em crianças com 3 anos de idade”.

Este estudo sugere que a suplementação pré-natal de ácido fólico pode reduzir o risco de sério atraso na linguagem em crianças.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

JAMA 306(14):1566-1573, 12 de outubro de 2011 © 2011 American Medical Association Suplementos de Ácido Fólico na Gravidez e Sério Atraso na Linguagem em Crianças. Christine Roth, Per Magnus, Synnve Schjølberg, et al.

Categoria: N. Neurológica, W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: folato, ácido fólico, pré-natal, suplementação, atraso na linguagem, estudo observacional esperado, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 28 de outubro de 2011