Teste `Timed up and go´ e medição da densidade mineral óssea para previsão de fratura

Dois fatores principais associados à fratura óssea em pessoas mais velhas são força intrínseca do osso e risco de quedas. Este estudo examinou o papel do desempenho no teste Timed Up and Go (TUG), um preditor validado de queda, e a densidade mineral óssea da área do quadril, um preditor validado de força óssea na previsão de fratura em estudo longitudinal de 10 anos. Os participantes do estudo eram 1126 mulheres (idade padrão média, 75,0 anos) vivendo em Perth, Austrália Ocidental. Avaliações incluíam um exame TUG no padrão e uma medição da densidade mineral óssea da área do quadril no ano 1. Fratura osteoporótica acidental clínica no período de 10 anos foi confirmada por registros radiográficos. Dados de fratura acidental completa do quadril foram obtidos em um banco de dados de morbidade de um hospital.

Eles descobriram: “Um terço (32,7%) dos participantes tinham desempenho lento nos testes TUG (>10,2 segundos), e 54,2% dos participantes tinham baixa densidade mineral óssea na área do quadril (T-score menor que -1). Comparados aos riscos entre participantes que apresentaram desempenho normal no teste TUG e densidade mineral óssea normal, os riscos de fratura não-vertebral e fratura do quadril foram significativamente mais altos entre os participantes que tiveram desempenho lento no teste TUG e densidade mineral óssea normal no quadril (taxa de risco de fratura não-vertebral, 1,84; taxa de risco de fratura no quadril, 2,48) e para os que tiveram desempenho lento no teste TUG e baixa densidade mineral óssea (taxa de risco de fratura não-vertebral, 2,51; taxa de risco de fratura no quadril, 4,68). Para fraturas não-vertebrais e de quadril, os riscos atribuíveis ao desempenho lento no teste TUG com densidade mineral óssea normal foram 19,3% e 32,3%, de teste TUG normal com baixa densidade mineral óssea no quadril foram 31,3% e 50,3%, e para desempenho lento no teste TUG e baixa densidade mineral óssea no quadril foram 30,1% e 55,9%, respectivamente”.

Os autores concluíram: “O desempenho no teste TUG é um fator de risco independente para fraturas não-vertebrais acidentais e uma avaliação de desempenho barata e possível para utilização na prática médica para examinar pacientes com risco maior de fratura”.

A combinação de testes TUG lentos e baixa densidade mineral óssea pode explicar mais da metade das fraturas de quadril.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 171(18):1655-1661, 10 de outubro de 2011 © 2011 to the American Medical Association
Teste ‘Timed Up and Go’ e Medição da Densidade Mineral Óssea para Previsão de Fraturas. Kun Zhu, Amanda Devine, Joshua R. Lewis, Satvinder S. Dhaliwal, Richard L. Prince. Correspondências a Dr. Zhu: kzhu@meddent.uwa.edu.au

Categoria: M. Musculoesquelético. Palavras-chave: fratura de quadril, fratura não-vertebral, teste timed up and go, densidade mineral óssea, idoso, mulheres, estudo coorte, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 25 de outubro de 2011