Altas doses de oxitocina aumento do trabalho de parto seguro e eficaz

Estes pesquisadores examinaram os efeitos e segurança de um regime de oxitocina em alta dose (comparado a um de dose baixa) para aumento do trabalho de parto em resultados perinatais. Foram usados dados do Consórcio sobre Parto Seguro. Um total de 15.054 mulheres de seis hospitais foram elegíveis para a análise. As mulheres foram agrupadas com base na dose inicial de oxitocina e doses incrementais de 1, 2 e 4 miliunidades/min. A duração do trabalho de parto e o número de resultados maternais e neonatais foram comparados entre estes três grupos estratificados por paridade. Usou-se regressão logística de multivariáveis e modelo misto linear generalizado para ajustar potenciais fatores de confusão.

Eles descobriram que: "O regime de oxitocina não afetou a taxa de partos por cesariana ou outros resultados perinatais. Comparados a 1 miliunidade/min, os regimes iniciados em 2 miliunidades/min e 4 miliunidades/min reduziram a duração do primeiro estágio em 0,8 horas e 1,3 horas, respectivamente, em mulheres nulíparas. Não foi observado efeito no segundo estágio do parto. Padrões semelhantes foram observados em mulheres multíparas. O regime de dose alta foi associado a um risco reduzido de mancha de mecônio, corioamnionite, e febre neonatal em mulheres multíparas.

Os autores concluíram que: "Um regime de oxitocina em alta dose (dose inicial de 4 miliunidades/min e incrementos de 4 miliunidades/min) está associado a uma duração mais curta do primeiro estágio do trabalho de parto para todas as paridades sem aumento na taxa de parto por cesariana e sem afetar adversamente os resultados perinatais."

O regime de oxitocina em alta dose para aumento do trabalho de parto parece preferível no saldo final.

Para o artigo completo, clique aqui.

Obstet Gynecol 118(2,Part 1):249-256, agosto de 2011 © 2011 para a American College of Obstetricians and Gynecologists
Oxytocin Regimen for Labor Augmentation, Labor Progression, and Perinatal Outcomes. Jun Zhang, D. Ware Branch, Mildred M. Ramirez, et al.

Categoria: W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: oxitocina, aumento do trabalho de parto, regime de dosagem, resultados perinatais, estudo de coorte, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 30 de agosto de 2011