Antipsicóticos atípicos pioram a função cognitiva no mal de Alzheimer

Estes autores dos EUA avaliaram os efeitos dos antipsicóticos atípicos olanzapina, quetiapina, e risperidona na cognição de pacientes com mal de Alzheimer nos Estudos de Eficácia de Intervenção de Antipsicóticos Clínicos – Mal de Alzheimer (CATIE-AD). O CATIE-AD incluiu 421 pacientes ambulatoriais com mal de Alzheimer e psicose ou comportamento agitado/agressivo que foram aleatoriamente designados a receber doses cegas e flexíveis de olanzapina, quetiapina, risperidona, ou placebo. Com base no julgamento de seus clínicos, os pacientes puderam descontinuar o medicamento originalmente designado e receber outro medicamento aleatoriamente designado. Os pacientes foram acompanhados por 36 semanas, e foram obtidas avaliações cognitivas no início e em 12, 24, e 36 semanas. Os resultados foram comparados para 357 para os quais havia dados disponíveis para ao menos uma medição cognitiva no início e uma avaliação de acompanhamento realizada após eles estarem usando a medicação prescrita ou o placebo por pelo menos 2 semanas.

Eles descobriram que: "No total, os pacientes demonstraram reduções constantes e significativas ao longo do tempo na maioria das áreas cognitivas, incluindo nas pontuações no Mini-Exame de Estado Mental (MMSE; -2,4 pontos ao longo de 36 semanas) e na subscala cognitiva da Escala de Avaliação do Mal de Alzheimer (-4,4 pontos). A função cognitiva caiu mais em pacientes recebendo antipsicóticos do que naqueles que receberam placebo em múltiplas medições cognitivas, incluindo o MMSE, a subscala cognitiva da Escala breve de Pontuação Psiquiátrica, e uma pontuação de sumário cognitivo que resume as mudanças em 18 testes cognitivos."

Os autores concluíram que: "No CATIE-AD, os antipsicóticos atípicos foram associados a piora da função cognitiva numa magnitude consistente com a deterioração de 1 ano comparada ao placebo. O aumento do comprometimento cognitivo é um risco adicional no tratamento com antipsicóticos atípicos que deve ser considerado ao tratar pacientes com mal de Alzheimer."

Outro risco significativo para o uso de antipsicóticos atípicos em pacientes com mal de Alzheimer.

Para o artigo completo, clique aqui.

Am J Psychiatry 168:831-839, agosto de 2011 © 2011 para a American Psychiatric Association
Cognitive Effects of Atypical Antipsychotic Medications in Patients With Alzheimer’s Disease: Outcomes From CATIE-AD. Cheryl L.P. Vigen, Wendy J. Mack, Richard S.E. Keefe, et al. Correspondências para Dr. Lon Schneider: lschneid@usc.edu

Categoria: N. Neurológico, P. Psicológico. Palavras-chave: Mal de Alzheimer, cognição, antipsicóticos atípicos, olanzapina, quetiapina, risperidona, ensaio clínico randomizado, Journal Watch.
Sinopse editada por
Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 30 de agosto de 2011