Dor no olho calmo (não-irritado)

Na edição de 1º de julho de 2010 da American Family Physician há um artigo intitulado Dor no olho calmo (não-irritado) por David C Fiore, Andrew V Pasternak e Rabab M Radwan que assim começa: "Embora dor ocular seja frequentemente acompanhada por vermelhidão ou injeção, a dor pode ocorrer também num olho calmo. A dor num olho calmo pode ser o primeiro sinal de uma condição de risco para a visão, uma condição oftalmológica mais benigna, ou uma condição não-oftalmológica. O glaucoma agudo de ângulo estreito é uma condição emergente de risco para a visão que requer tratamento imediato e encaminhamento ao oftalmologista. Embora a maioria das condições não-oftalmológicas que causam dor ocular não precisem de tratamento imediato, a arterite (temporal) de células gigantes requer tratamento urgente com corticosteroides. Outras condições vasculares, como doença da artéria carótida, trombose do sino cavernoso, e ataque isquêmico transitório ou acidente vascular cerebral, raramente causam dor ocular mas devem ser consideradas.

"A dor também pode se referir aos sinos ou a condições neurológicas, como a neuralgia trigeminal, enxaquecas e cefaléias em salvas, e pressão intracraniana aumentada. O diagnóstico diferencial de dor ocular no olho calmo é extenso, necessitando uma abordagem sistemática e completa."

Para a revisão completa, clique aqui.

American Family Physician 82(1):69-73 © 2010 pela American Academy of Family Physicians
Pain in the Quiet (Not Red) Eye. David C Fiore, Andrew V Pasternak e Rabab M Radwan. Correspondências para David Fiore: dfiore@medicine.nevada.edu

Categoria: F. Olho. Palavras-chave: dor, olho, revisão clínica.
Sinopse editada por
Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália Publicado em Global Family Doctor 30 de agosto de 2011