Infecções por Salmonella typhimurium associadas a produtos com amendoim

Ingredientes alimentares contaminados podem afetar vários produtos, cada um distribuído através de vários canais e consumidos em múltiplos contextos. Começando em novembro de 2008, estes autores dos EUA investigaram um surto nacional de infecções por salmonela. Um caso foi definido como infecção confirmada em laboratório, com a cepa do surto como sendo Salmonella typhimurium ocorrendo entre 1º de setembro de 2008 e 20 de abril de 2009. Eles conduziram dois estudos caso-controle, determinação de origem de produtos, e investigações ambientais.

Eles descobriram que: "Dentre 714 casos de pacientes identificados em 46 estados, 166 (23%) foram hospitalizados e 9 (1%) morreram. No estudo 1, a enfermidade foi associada à ingestão de qualquer quantidade de manteiga de amendoim (razão de chance combinada, 2,5), produtos contendo manteiga de amendoim (razão de chance combinada, 2,2), e produtos de frango congelado (razão de chance combinada, 4,6). Investigações de grupos focais e casos isolados associados a nove instituições identificaram uma única marca institucional de manteiga de amendoim (aqui nomeada marca X) distribuída a todas as instalações. No estudo 2, a enfermidade foi associada à ingestão de manteiga de amendoim fora de casa (razão de chance combinada, 3,9) e duas marcas de biscoitos com manteiga de amendoim (marca A: razão de chance combinada, 17,2). Ambas as marcas de biscoitos foram feitas com a manteiga de amendoim da marca X. A cepa do surto foi isolada na manteiga de amendoim da marca X, biscoitos da marca A, e 15 outros produtos. Um total de 3918 produtos contendo manteiga de amendoim foram recolhidos entre 10 de janeiro e 29 de abril de 2009."

Os autores concluíram que: "Manteiga de amendoim e produtos de amendoim contaminados causaram um surto nacional de salmonelose. Surtos gerados por ingredientes são um desafio à detecção e podem levar a contaminação generalizada de diversos produtos alimentares."

A questão é como evitar a reincidência.

Para o artigo completo, clique aqui.

N Engl J Med 365:601-610, 18 de agosto de 2011 © 2011 para a Massachusetts Medical Society
Salmonella Typhimurium Infections Associated with Peanut Products. Elizabeth Cavallaro, Kashmira Date, Carlota Medus, et al. Correspondências para Dr. Cavallaro: ecavallaro@cdc.gov

Categoria: D. Digestivo. Palavras-chave: Salmonella typhimurium, amendoim, manteiga de amendoim, estudos de caso-controle e de investigação de surtos, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 30 de agosto de 2011