Lacunas no conhecimento dos pacientes a respeito de medicamentos para redução do colesterol

Apesar de evidências contrárias a respeito de medicamentos para redução do colesterol, é sabido que a adesão dos pacientes a este medicamento é abaixo da ideal. O objetivo deste estudo por pesquisadores da Austrália foi investigar o conhecimento, atitudes e experiências dos pacientes a respeito de seu medicamento para redução do colesterol, e explorar as visões do paciente quanto a programas de apoio à auto-gestão. Ele consistiu num estudo exploratório semiqualitativo usando entrevistas semiestruturadas por telefone de pacientes adultos com hiperlipidemia mal-controlada. Vinte e seis pacientes foram entrevistados.

A maioria dos pacientes soube nomear pelo menos um fator de risco para sua hiperlipidemia. Aproximadamente um terço dos pacientes relatou que não entendia os motivos pelos quais estavam tomando seu medicamento para o colesterol e mais de dois terços não entenderam como o medicamento funcionava. A maioria relatou que seu clínico geral era sua principal fonte de informações sobre colesterol. Muitos expressaram um desejo de se informarem melhor sobre colesterol, seus fatores de risco e medicamentos e que uma sessão de informações em sua clínica geral local seria útil.

Os pesquisadores concluíram que: "Este estudo fornece provas preliminares de que os pacientes em terapia de longo prazo com estatinas podem ter lacunas em seu conhecimento sobre sua condição e opções de tratamento e um desejo de se informarem melhor."

Embora um estudo pequeno, há muito espaço para entendimento, tolerância e aprimoramento.

Para o artigo completo, clique aqui.

Aust Fam Physician 40(7):519-522, July 2011 © The Royal Australian College of General Practitioners
Cholesterol lowering medication – patients’ knowledge, attitudes and experiences. Angela Gialamas, Paul Aylward, Simon Vanlint MBBS and Nigel P Stocks. Correspondence to Angela Gialamas: angela.gialamas@adelaide.edu.au

Categoria: K. Circulatório, HSR. Pesquisa de Serviços de Saúde. Palavras-chave: colesterol, redução, medicação, conhecimento, atitudes, experiência, estudo exploratório semiqualitativo, Journal Watch.
Sinopse editada por Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor 26 de agosto de 2011