Medições quantitativas dos benefícios cardiovasculares da atividade física

As diretrizes atuais recomendam atividades físicas de cerca de 2,5 horas de por semana para uma saúde melhor. Estes pesquisadores dos EUA quantificaram a redução no risco cardiovascular de quantidades específicas de atividade física usando uma meta-análise de estudos de coorte prospectivos. Trinta e três estudos se adequaram aos critérios de inclusão. Eles usaram efeitos aleatórios generalizados, modelos quadrados spline para calcular estimativas de dose-resposta.

Os psquisadores descobriram que: "Os indivíduos que participaram do equivalente a 150 min/semana de atividade física de lazer de intensidade moderada (valor mínimo, diretrizes federais dos EUA 2008) tiveram um risco 14% menor de doença cardíaca coronariana (risco relativo, 0,86) comparados áqueles que relataram nenhuma atividade física de lazer. Aqueles que participaram do equivalente a 300 min/semana de atividade física de lazer de intensidade moderada (diretrizes federais dos EUA 2008 para benefícios adicionais) tiveram um risco 20% menor (risco relativo, 0,80). Em níveis mais altos de atividade física, os riscos relativos foram modestamente mais baixos. As pessoas fisicamente ativas em níveis abaixo do valor mínimo recomendado também tiveram risco significativamente menor de doença cardíaca coronariana. Houve uma interação significativa por sexo. A associação foi mais forte entre mulheres do que entre homens."

Os pesquisadores concluíram que: "Estes achados oferecem dados quantitativos que apoiam as diretrizes de atividades físicas dos EUA que estipulam que ‘um pouco de atividade física é melhor do que nenhuma’ e que ‘benefícios adicionais ocorrem com mais atividades físicas’."

Esta meta-análise quantifica os benefícios por dose-resposta da atividade física sobre o risco cardiovascular.

Para o artigo completo, clique aqui.

Circulation 124(7):789-795, 16 de agosto de 2011 © 2011 American Heart Association, Inc.
Dose Response Between Physical Activity and Risk of Coronary Heart Disease. Jacob Sattelmair, Jeremy Pertman, Eric L. Ding, Harold W. Kohl III, William Haskell, I-Min Lee. Correspondências para Jacob Sattelmair: sattelmair@post.harvard.edu

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: atividade física, exercício, risco cardiovascular, dose-resposta, gênero, meta-análise, Journal Watch.
Sinopse editada por
Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 30 de agosto de 2011