Prevenção da morte súbita cardíaca

Na edição de 2 de agosto de 2011 da Circulation há uma Revisão Clínica intitulada Previsão e Prevenção da Morte Súbita Cardíaca por N.A. Mark Estes III que assim começa: "A morte súbita cardíaca (MSC) por parada cardíaca é a causa mais comum de mortes no mundo todo, responsável por >50% de todas as mortes por doença cardiovascular. A MSC resulta em aproximadamente 250.000 a 300.000 mortes por ano nos Estados Unidos, e é caracterizada por um colapso cardiovascular inesperado devido a uma causa cardiovascular subjacente. A MSC representa um grande desafio para o clínico porque a maioria dos episódios ocorre em indivíduos sem doença cardíaca previamente conhecida. Como a maioria dos indivíduos que sofrem uma MSC atualmente não são identificáveis como sendo de alto risco, o acesso público nas comunidades a programas de desfibrilação é essencial para salvar vidas e melhorar os resultados neurológicos e funcionais de vítimas de parada cardíaca.

"Há muitas oportunidades para que os clínicos prevejam e previnam a MSC em suas práticas e suas comunidades. A prevenção de fatores de risco para doença coronariana é uma estratégia clínica. A identificação e o tratamento adequado de indivíduos com risco de MSC com a prevenção primária e secundária representam outra abordagem útil. Provas contundentes defendem a redução na morte súbita e na mortalidade com terapia farmacológica e cardioversor-desfibrilador implantável em muitas populações de pacientes com alto risco para MSC. Embora exista um progresso considerável na compreensão dos mecanismos, fatores de risco, e epidemiologia da parada cardíaca súbita, é evidente que muito permanece desconhecido. Mais pesquisas básicas, translacionais, clínicas, e populacionais são necessárias para desenvolver novas estratégias para reduzir a carga da MSC. Liderança clínica é essencial para garantir que todos os interessados desenvolvam uma cadeia bem-integrada de sobrevivência em sua comunidade… A implementação bem-sucedida dessas estratégias para prevenção e melhores cuidados na ressuscitação e pós-ressuscitação salvará vidas e melhorará os resultados neurológicos e funcionais dos pacientes em nossa prática e indivíduos em nossa comunidade."

Para a revisão completa, clique aqui.

Circulation 124(5):651-656 © 2011 American Heart Association.
Predicting and Preventing Sudden Cardiac Death. N.A. Mark Estes III. Correspondências para N.A. Mark Estes III: nestes@tuftsmedicalcenter.org

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: morte súbita cardíaca, fibrilação ventricular, previsão, prevenção, doença cardiovascular, ressuscitação, revisão clínica.
Sinopse editada por
Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio Publicado em Global Family Doctor 26 de agosto de 2011