Resultados adversos com diferentes classes de antidepressivos nos idosos

Estes pesquisadores do Reino Unido examinaram os resultados adversos do uso de antidepressivos em pacientes geriátricos com depressão. Eles realizaram um estudo de coorte usando dados do banco de dados de atenção primária QResearch envolvendo 60.746 participantes com 65 anos ou mais com um novo episódio de depressão. Eles examinaram a ocorrência de vários eventos adversos com o uso de diferentes classes de antidepressivos.

Os pesquisadores descobriram que: "As associações com os resultados adversos diferiram significativamente entre as classes de antidepressivos para sete resultados. Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina foram associados com as taxas de risco ajustadas mais altas para quedas (1,66,) e hiponatremia (1,52) comparados ao não-uso de antidepressivos. O grupo de outros antidepressivos foi associado a taxas de risco ajustadas mais altas para mortalidade por todas as causas (1,66), tentativas de suicídio/auto-mutilação (5,16), AVC/ ataque isquêmico transitório (1,37), fratura (1,64), e epilepsia/convulsões (2,24), comparados ao não-uso de antidepressivos. Os antidepressivos tricíclicos não tiveram a taxa de risco mais alta para nenhum dos resultados. Associações significativamente diferentes existiram também entre fármacos individuais para os mesmos sete resultados- trazodona (antidepressivo tricíclico), mirtazapina, e venlafaxina (ambos no grupo de outros antidepressivos) foram associados às taxas mais altas para alguns desses resultados. Os riscos absolutos ao longo de 1 ano para mortalidade por todas as causas foram de 7,04% para pacientes que não tomavam antidepressivos, 8,12% para os que tomavam antidepressivos tricíclicos, 10,61% para inibidores seletivos da recaptação da serotonina, e 11,43% para outros antidepressivos."

Os pesquisadores concluíram que: "Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina e os fármacos no grupo dos outros antidepressivos foram associados com risco aumentado de vários resultados adversos comparados a antidepressivos tricíclicos. Entre os fármacos individuais, a trazodona, mirtazapina, e a venlafaxina foram associados com os riscos mais altos para alguns resultados. Como este é um estudo observacional, ele está suscetível a confusão por indicação, viés de canalização, e confusão residual, portanto podem restar diferenças em características entre pacientes que receberam diferentes fármacos antidepressivos que podem ser responsáveis por algumas das associações entre os fármacos e os resultados adversos. São necessárias mais pesquisas para confirmar estes achados, mas os riscos e benefícios de diferentes antidepressivos devem ser cuidadosamente avaliados quando estes fármacos são prescritos a pessoas mais velhas."

Este ensaio de coorte sugere que os Tricíclicos podem ser o antidepressivo de escolha para pacientes mais velhos, mas são necessários mais estudos.

Para o artigo completo, clique aqui.

BMJ 343:d4551, 2 de agosto de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Antidepressant use and risk of adverse outcomes in older people: population based cohort study. Carol Coupland, Paula Dhiman, Richard Morriss, Antony Arthur, Garry Barton, Julia Hippisley-Cox,. Correspondências para C Coupland: carol.coupland@nottingham.ac.uk

Categoria: P. Psicológico. Palavras-chave: depressão, idosos, geriátrico, eventos adversos, antidepressivos tricíclicos, estudo de coorte, Journal Watch.
Sinopse editada por
Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 26 de agosto de 2011