Resultados de nascimento após tratamento para infertilidade

Estes autores dos EUA conduziram uma supervisão populacional de mulheres que recentemente deram à luz a uma criança viva para estudar resultados de nacimento entre bebês nascidos vivos concebidos por mulheres que usaram tratamento para infertilidade. Eles analisaram uma amostra aleatória estratificada de mulheres que vinham tentando conceber e que deram à luz a um nascido vivo em seis estados dos EUA (n = 16.748). Os resultados de nascimento entre bebês cujas mães usaram tecnologia de reprodução assistica (TRA) ou apenas medicamentos de estimulação da ovulação foram comparados com os resultados de bebês concebidos sem tratamento.

Eles descobriram que: "A prevalência do uso de tratamento de infertilidade em geral entre mulheres tentando conceber foi de 10,9% (5,4% procedimentos de TRA, 5,5% medicamentos de estimulação da ovulação). Bebês únicos de mães que receberam procedimentos de TRA tiveram maior probabilidade de nascer com baixo peso, prematuros, e pequenos para a idade gestacional (PIG) do que bebês únicos concebidos sem tratamento. Bebês únicos de mães que usaram apenas medicamentos para estimulação da ovulação tiveram maior probabilidade de serem PIG do que bebês únicos concebidos sem tratamento. Não foram encontradas diferenças entre bebês gêmeos de TRA e sem tratamento."

Os autores concluíram que: "Entre bebês únicos, o TRA está associado a crescimento fetal reduzido, duração gestacional reduzida, e PIG; a estimulação da ovulação isolada está associada a PIG."

Este estudo não determina a causa, mas fornece informações dignas de nota.

Para o artigo completo, clique aqui.

Fertility and Sterility 96(2):314-320.e2, agosto de 2011 © 2011 para a American Society for Reproductive Medicine
Birth outcomes of intended pregnancies among women who used assisted reproductive technology, ovulation stimulation, or no treatment. Denise V. D’Angelo, Nedra Whitehead, Kristen Helms, Wanda Barfield, Indu B.Ahluwalia. Correspondências para Dr. D’Angelo: DDAngelo@cdc.gov

Categoria: W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: tratamento da infertilidade, tecnologia de reprodução assistida, estimulação da ovulação, resultados de nascimento, pequeno para idade gestacional, baixo peso ao nascer, nascimento prematuro, pesquisa populacional, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 30 de agosto de 2011