Fumo passivo afeta a qualidade de vida de pacientes com ICC

A exposição ao fumo passivo (FP) está associada a um aumento no risco de doença cardíaca aterosclerótica e eventos cardíacos. Estes autores americanos procuraram avaliar o efeito do FP na saúde relacionada à qualidade de vida (SRQV) em pacientes com insuficiência cardíaca. Eles inscreveram atuais não fumantes com insuficiência cardíaca (N = 205) em um estudo coorte. A exposição ao FP foi avaliada através de um questionário de exposição validado e um exame de alta sensibilidade para níveis de cotinina urinária. SRQV multidimensional foi avaliada com o Pequeno Formulário de Exame de Saúde Item RAND 36, que avalia 8 domínios em uma escala de 0 (pior) a 100 (melhor): funcionamento físico, dor corporal, limitação de funções devido a problemas de saúde física (função física), limitação de funções devido a problemas emocionais/pessoais (função emocional), bem-estar emocional, funcionamento social, energia/fadiga e percepções gerais de saúde.

Eles descobriram: “A exposição auto-relatada ao FP foi associada a pontuações geralmente baixas de SRQV em análises univariadas, com reduções estatisticamente e clinicamente significantes em 3 subscalas de pontuações: função física (22,2 pontos), bem-estar emocional (11,0 pontos) e função emocional (16,2 pontos). Mesmo após ajustes para fatores clínicos, tais como idade, sexo, categoria de insuficiência cardíaca de acordo com New York Heart Association, comorbidades e medicamentos, a exposição ao FP permaneceu um indicador independente nas pontuações de SRQV nestes domínios. Quando aumentos nos quartis do nível de cotinina urinária foram utilizados como medida de exposição, resultados qualitativamente similares foram obtidos.”

Os autores concluíram que: “Mesmo baixos níveis de fumo passivo são associados a níveis mais baixos em diversos aspectos da saúde relacionada à qualidade de vida. Médicos deveriam aconselhar pacientes com insuficiência cardíaca e seus familiares para evitar exposição ao fumo passivo.”

Fumo passive faz mal a todos, mas nós sabemos que está associado a uma pior qualidade de vida para aqueles com ICC.

Para o resumo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 171(21):1887-1893, 28 de novembro de 2011 © 2011 para American Medical Association
Exposição ao fumo passivo e Qualidade de vida em Pacientes com Insuficiência Cardíaca. Sarah G. Weeks, Stanton A. Glantz, Teresa De Marco, Alisa B. Rosen, Kirsten E. Fleischmann. Correspondência para Dr. Fleishmann: fleischm@medicine.ucsf.edu

Categoria: K. Circulatório, R. Respiratório. Palavras-chave: fumo passivo, insuficiência cardíaca congestiva, saúde relacionada à qualidade de vida, SF-36, estudo de coorte, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 13 de dezembro de 2011