Risco de mortalidade para esteatose hepática não alcoólica

Esteatose hepática não alcoólica está sendo cada vez mais identificada. Estes pesquisadores americanos examinaram se a esteatose hepática não alcoólica estava ligada à mortalidade. Eles realizaram um estudo coorte prospectivo em adultos como parte do US Third National Health and Nutrition Examination Survey – Terceira Análise de Exames de Saúde e Nutricionais dos Estados Unidos – (NHANES III), com acompanhamento adicional até 2006 (n=11?371).

Os pesquisadores descobriram: “A prevalência da esteatose hepática não alcoólica com e sem aumento dos níveis de enzimas do fígado na população foi de 3,1% e 16,4% respectivamente. Comparado com participantes sem esteatose, aqueles com esteatose não alcoólica, mas com nível normal de enzimas do fígado apresentaram taxas de risco ajustadas multivariadas para mortes por todas as causas de 0,92, por doenças cardiovasculares de 0,86, por câncer de 0,92 e por doenças no fígado de 0,64. Comparados com participantes sem esteatose, aqueles com esteatose não alcoólica e aumento nos níveis de enzimas do fígado apresentaram taxas de risco ajustadas para mortes por todas as causas de 0,80, por doenças cardiovasculares de 0,59, por câncer de 0,53 e por doenças no fígado de 1,17.”

Os pesquisadores concluíram: “Esteatose hepática não alcoólica não foi associada a um aumento no risco de morte por todas as causas, doenças cardiovasculares, câncer ou doenças do fígado”

Esteatose hepática não alcoólica não foi associada a aumento na mortalidade, incluindo mortalidade por doenças no fígado.

Para o resumo completo, clique aqui.

BMJ 343:d6891, 18 de novembro de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Doença hepática gordurosa não alcoólica e mortalidade entre adultos americanos: estudo coorte prospectivo. Mariana Lazo, Ruben Hernaez, Susanne Bonekamp, et al. Correspondência para M Lazo: mlazo@jhsph.edu

Categoria: D. Digestivo. Palavras-chave: Não alcoólico, esteatose, fígado, enzimas, mortalidade, estudo coorte prospectivo, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 13 de dezembro 2011