Sintomas auto-relatados de AVC como fator de risco para AVC

Estes pesquisadores americanos acompanharam um estudo sobre as Razões para Diferenças Geográficas e Raciais em AVC (REGARDS), que descobriu que 18% da população que nunca teve um acidente vascular cerebral(AVC) relatou sintomas prévios semelhantes a AVC. Eles acompanharam os pacientes para estudarem se estes sintomas estão ligados a AVC subsequentes. Os casos de AVC foram acompanhados por médicos e aqueles com eventos cérebro-vasculares anteriormente verificados foram excluídos. 24.412 inscritos neste subconjunto foram acompanhados por mais de quatro anos.

Estes pesquisadores descobriram: “Havia 381 casos de AVC medicamente verificados. A Contagem de Risco de AVC de Framingham explicou 72,0% dos riscos de AVC. Componentes individuais explicaram entre 2,0% (hipertrofia ventricular esquerda) e 5,7% (idade+raça) do risco de AVC. Após ajustes para a Contagem de Risco de AVC de Framingham, os sintomas de AVC foram significativamente relacionados ao risco de AVC: para cada sintoma de AVC relatado, o risco de AVC aumentava em 21% por sintoma.”

Os pesquisadores concluíram: “Entre os participantes sem AVC auto-relatados ou ataque isquêmico, sintomas prévios de AVC são altamente preditivos de futuros AVC. Comparado com os fatores da Contagem de Risco de AVC de Framingham, o impacto nos sintomas de AVC nas predições de futuros AVC foi quase tão grande quanto o impacto do tabagismo ou da hipertensão e maior do que o impacto da diabetes e doenças cardíacas.”

Sintomas de AVC previamente auto-relatados por pacientes estão associados a um aumento subsequente no risco de AVC, a par com hipertensão e tabagismo

Para o resumo completo, clique aqui.

Stroke 42 (11):3122-3126, Novembro de 2011 © 2011 American Heart Association, Inc.
Sintomas de Derrame auto-relatados sem Diagnóstico Prévio de Acidente vascular cerebral ou Ataque Isquêmico Transitório. Dawn Kleindorfer, Suzanne Judd, Virginia J. Howard, et al. Correspondência para Dawn Kleindorfer: dawn.kleindorfer@uc.edu

Categoria: K. Circulatório, N. Neurológico. Palavras-chave: acidente vascular cerebral, sintomas, tabagismo, hipertensão, fator de risco, estudo coorte prospectivo, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 13 de dezembro de 2011