Uso intermitente de Budesonida em crianças da pré-escola com asma

Glucocorticóides inalados diariamente são recomendados a jovens crianças em risco de exacerbações de asma, conforme indicado por um valor positivo preditivo índice de asma (IPA) modificado e uma exacerbação no ano anterior. Estes autores americanos compararam terapia diária com terapia intermitente. Eles estudaram 278 crianças com idades entre 12 e 53 meses que possuíam valores positivos no IPA modificado, episódios de sibilância recorrente, e pelo menos uma exacerbação no ano anterior, mas um baixo grau de comprometimento. Crianças foram aleatoriamente designadas a receber uma suspensão na inalação de budesonida por 1 ano como um regime de alta dose intermitente (1 mg duas vezes por dia por 7 dias, começando cedo durante tratamento de doença respiratória pré-definida) ou um regime de baixa dose diário (0,5 mg todas as noites) com placebos correspondentes.

Eles descobriram: “O regime diário de budesonida não diferenciou significativamente do regime intermitente no que diz respeito à frequência de exacerbações, com uma taxa por paciente ao ano para o regime diário de 0,97 contra uma taxa de 0,95 para o regime intermitente. Também não houve diferenças significativas em diversas outras medidas de gravidade de asma, incluindo a hora da primeira exacerbação ou efeitos adversos. A exposição média à budesonida foi 104mg menor com o regime intermitente do que com o regime diário.”

Os autores concluíram: “Um regime de baixa dose diário de budesonida não foi superior ao regime de alta dose intermitente em reduzir exacerbações asmáticas. Administração diária levou a uma maior exposição à droga em 1 ano.”

Esta opção está pronto para implementar na prática clínica.

Para o resumo completo, clique aqui.

N Engl J Med 365:1990-2001, 24 de novembro de 2011 © 2011 para American Medical Association
Budesonida Diária ou Intermitente em Crianças da Pré-Escola com Sibilância Recorrente. Robert S. Zeiger, David Mauger, Leonard B. Bacharier, et al. Correspondência para Dr. Zeigler: robert.s.zeiger@kp.org

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: asma, crianças da pré-escola, budesonida, tratamento intermitente, ensaio clínico controlado randomizado, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 13 de dezembro de 2011