Análise sistemática de modelos preditores de risco de reinternação

Esses pesquisadores dos Estados Unidos buscaram identificar modelos validados de previsão de risco de reinternação e examinaram seu desempenho. Eles buscaram em MEDLINE, CINAHL e Cochrane além de buscas em listas de referências recuperadas para modelos de previsão testados e validados em pacientes. 7843 citações foram identificadas, das quais 30 estudos (incluindo 26 modelos) corresponderam aos critérios de inclusão.

Os pesquisadores descobriram: “O resultado mais comum utilizado foi uma reinternação de 30 dias. Apenas um modelo abordou especificamente reinternações evitáveis. Quatorze modelos que contavam com dados administrativos retrospectivos poderiam ser potencialmente utilizados para calcular taxas de reinternação de ajuste de risco para comparação entre hospitais. Desses, 9 foram testados em amplas populações dos Estados Unidos e resultaram em pequena habilidade descritiva. Sete modelos poderiam potencialmente ser usados para identificar pacientes em alto risco para intervenção precocce durante a hospitalização e 5 poderiam ser usados no momento da alta hospitalar. Seis estudos compararam modelos diferentes na mesma população e 2 desses concluíram que variáveis funcionais e sociais melhoravam a discriminação do modelo. Apesar de a maior parte dos modelos incorporar variáveis para comorbidades e uso de serviços médicos anteriores, poucos examinaram as variáveis associadas à função e saúde gerais, gravidade da doença ou determinantes sociais de saúde”.

Os pesquisadores concluíram: “A maior parte dos modelos atuais de previsão de risco de reinternação designados para propositos comparativos ou clínicos teve resultados ruins. Apesar de em certos ambientes tais modelos terem sido úteis, esforços para melhorar seu desempenho são necessários conforme o uso se torna mais generalizado”.

Modelos para prever o risco de reinternação não funcionam tão bem em suas formas atuais

Para ler o resumo completo, clique aqui.

JAMA 306(15):1688-1698, 19 de outubro de 2011 © 2011 American Medical Association Risk Prediction Models For Hospital Readmission.
Modelos de Previsão de Risco para Reinternação Hospitalar. Devan Kansagara, Honora Englander, Amanda Salanitro, et al.

Categoria: HSR. Pesquisa de Serviços de Saúde. Palavras-chave: reinternação, risco, prognosticador, modelo, validado, análise sistemática, Journal Watch.

Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 11 de novembro de 2011