Apendicectomia laparoscópica associada a melhores resultados em crianças

Esses autores dos Estados Unidos conduziram um estudo coorte retrospectivo de crianças de todas as idades que passaram por apendicectomia utilizando dados de alta hospitalar. Eles tinham como hipótese que a apendicectomia laparoscópica (AL) seria semelhante à apendicectomia aberta (AA). Plano Estudo coorte retrospectivo utilizando dados de alta hospitalar. Eles incluíram 7650 pacientes (AL = 3551, AA = 4099).

Eles descobriram: “O uso da laparoscopia aumentou de 22% em 1998 para 70% em 2007. Em geral, os pacientes que passaram pela AL eram mais velhos (idade média, 12,8 versus 10,4 anos) e apresentavam uma taxa de perfuração mais baixa (24% versus 34). Regressão logística multivariável demonstrou que o índice de probabilidades diminuiu para infecção do ferimento (índice de probabilidade, 0,6) e drenagem de abscesso (índice de probabilidade, 0,67) após a AL se comparada à AA. Regressão linear multivariável também mostrou menor duração da hospitalização após a AL do que após a AA”.

Os autores concluíram: “Atualmente a operação preferida para crianças com apendicite, a AL foi associada a um risco menor de infecção do ferimento, drenagem de abscesso e duração da hospitalização se comparada à AA”.

Podemos esperar um uso mais frequente de apendicectomia laparoscópica em crianças.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Arch Surg 146(10):1118-1121, outubro de 2011 © 2011 to the American Medical Association
Apendicectomia Laparoscópica versus Aberta em Crianças – Comparação de Resultados com Base na Idade, Sexo e Estado de Perfuração. Steven L. Lee, Arezou Yaghoubian, Amy Kaji. Correspondência a Dr. Lee: slleemd@yahoo.com

Categoria: D. Digestivo. Palavras-chave: apendicectomia, laparoscópica, crianças, estudo coorte retrospectivo, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 11 de novembro de 2011