Consumo de chá e café ligado a taxas de transporte de Staphylococcus aureus resistentes a meticilina (MRSA)

Esse grupo de pesquisadores dos Estados Unidos examinou a ligação entre o consumo de chá e café com a presença nasal de Staphylococcus aureus resistentes a meticilina MRSA através de uma análise secundária de dados da National Health and Nutrition Examination Survey de 2003-2004. Esse estudo analisou apenas pacientes não-institucionalizados.

Os pesquisadores descobriram: “Estimou-se que 2,5 milhões de pessoas (1,4% da população) sejam portadores nasais de MRSA. Em uma análise regressiva logística ajustada que controlava idade, raça, sexo, taxa de renda da pobreza, estado de saúde atual, hospitalização nos 12 meses anteriores e uso de antibiótico no mês anterior, indivíduos que relataram consumir chá quente foram 50% menos propícios de ter MRSA nasais do que os indivíduos que não bebiam chá quente (odds ratio = 0,47). Da mesma forma, aqueles que relataram consumir café tiveram 50% de redução na chance de ter MRSA se comparados àqueles que não bebiam café (odds ratio = 0,47)”.

Os pesquisadores concluíram: “O consumo de chá quente e café é associado a uma probabilidade menor da presença nasal de MRSA. Nossas descobertas levantam a possibilidade de um novo método promissor para diminuir a presença nasal de MRSA que é seguro, barato e facilmente acessível”.

Esse estudo sugere uma nova forma de diminuir a presença de MRSA através do consumo de chá ou café. Como intervenção, tal prática precisa ser testada em estudos futuros.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Annals of Family Medicine 9(4):299-304, julho de 2011 © 2011 Annals of Family Medicine, Inc.
Consumo de Chá e Café e a Presença de Staphylococcus aureus resistentes a meticilina MRSA. Eric M. Matheson, Arch G. Mainous III, Charles J. Everett, e Dana E. King. Correspondência a Eric M. Matheson: Matheson@musc.edu

Categoria: A. Geral/Não Especificado. Palavras-chave: Staphylococcus aureus resistentes a meticilina, chá, café, portador, estudo epidemiológico, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 11 de novembro de 2011