Exame da orofaringe para prever a gravidade da apneia do sono

Esses autores espanhóis avaliaram a utilidade do exame das vias aéreas superiores, dando atenção especial à posição lingual de Friedman (FTP) para confirmar a Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) e sua gravidade em um estudo transversal. Eles incluíram 301 pacientes consecutivos que deram entrada em unidades de tratamento de transtornos do sono devido a suspeita de SAOS. As avaliações incluíram o índice de massa corporal calculado como o peso em quilogramas dividido pela altura em metros ao quadrado (IMC); medida do perímetro do pescoço; exame da orofaringe; fibroendoscopia; rinomanometria; e um estudo do sono. As medidas dos resultados foram índice de apneia-hipopneia, posição lingual de Friedman, o tamanho da úvula e alguns exames complementares (idade, sexo, IMC, perímetro cervical, fluxo nasal) cuja importância não foi claramente estabelecida e a exploração de seu valor potencial como prognosticadores do índice de apneia-hipopneia.

Eles descobriram: “Os resultados incluíram o seguinte: a idade média dos pacientes era de 51 anos; 71,1% eram do sexo masculino; o IMC médio foi 29,8; e o perímetro cervical médio, 40,5 cm. Em 94,0% dos pacientes o valor do índice de apneia-hipopneia foi, no mínimo, 5,0/hora. Pacientes com resultados de FTP 2 e 3 representaram 74,1% de todo a coorte: 14,3% tiveram um resultado de FTP de 1, e só 11,6% tiveram 4 como resultado. Dos 6,0% dos casos com índice de apneia-hipopneia normal, 16 pacientes foram classificados com resultados FTP de 1, e 2 com resultado 2. Resultado do tamanho da amígdala, resultado da úvula, IMC, perímetro cervical, fluxo nasal em 150 pacientes e idade foram relacionados à gravidade de SAOS. Curiosamente, o índice de apneia-hipopneia em pacientes que haviam passado por tonsilectomia foi mais alto do que no grupo TS1 (amígdalas dentro da fossa tonsilar) e bem semelhante ao grupo TS 2 (amígdalas que se estendem além dos pilares tonsilares). No modelo de regressão múltipla, apenas o resultado de FTP demonstrou ter uma relação relevante com a gravidade de SAOS”.

Os autores concluíram: “Primeiramente, já que o resultado da posição lingual de Friedman é praticamente o único parâmetro relacionado à gravidade de SAOS, um simples exame da orofaringe pode fornecer informações importantes sobre o assunto. Em segundo lugar, a tonsilectomia não parece proteger contra o desenvolvimento de SAOS”.

O exame das vias aéreas superiores não parece ser especialmente útil para prever a gravidade da apneia do sono.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Arch Otolaryngol Head Neck Surg 137(10):990-996, outubro de 2011 © 2011 para American Medial Association
Exame da Orofaringe para Prever a Gravidade da Apneia do Sono. Xavier Barceló, Rosa M. Mirapeix, Jordi Bugés, Albert Cobos, Christian Domingo.

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: apneia do sono, exame físico, vias aéreas superiores, posição lingual de Friedman, estudo seccional-cruzado, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 11 de novembro de 2011