Fatores clínicos e genéticos aumentam risco de trombose precoce de stent

Esses pesquisadores da França e dos Estados Unidos estudaram fatores clínicos e genéticos e a sua relação com a trombose precoce de stent. Eles conduziram um estudo multicentro de caso-controle envolvendo 123 pacientes submetidos a intervenções coronárias percutâneas diagnosticados com trombose precoce de stent e 246 indivíduos do grupo controle com idade e sexo correspondentes.

Os pesquisadores descobriram: “Dentre as 23 variantes genéticas investigadas em 15 genes diferentes, os determinantes significativos da trombose precoce de stent foram o estado metabólico CYP2C19 (odds ratio ajustada OR

Os pesquisadores concluíram: “Esse estudo de caso-controle identificou 3 genes (CYP2C19, ABCB1 e ITGB3) e dois fatores relacionados ao clopidogrel (dose de ataque e inibidores da bomba de prótons) que foram associados de forma independente à trombose precoce de stent. Estudos futuros são necessários para validar a precisão do prognóstico desses fatores de risco em estudos coorte prospectivos”.

Esse é um passo importante na identificação de possíveis fatores de risco para a trombose precoce de stent

Para ler o resumo completo, clique aqui.

JAMA 306(16):1765-1774, 26 de outubro de 2011 © 2011 American Medical Association
Fatores Clínicos, Angiográficos e Genéticos Associados à Trombose Precoce de Stent. Guillaume Cayla, Jean-Sébastien Hulot, Stephen A. O’Connor, et al.

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: trombose precoce de stent, fatores de risco, genética, CYP2C19, clopidogrel, estudo caso-controle, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 8 de novembro de 2011