SOP e o risco de resultados adversos na gravidez

Esses pesquisadores suecos examinaram se a síndrome do ovário policístico estava relacionada a resultados adversos na gravidez. Eles conduziram um estudo coorte com base na população envolvendo partos de filhos únicos no registro sueco de nascimentos. Eles incluíram partos entre mulheres com (n=3787) e sem síndrome do ovário policístico (n=1?191?336) com ajustes de acordo com o índice de massa corporal da mãe, idade materna, fatores socioeconômicos e o uso de tecnologia de reprodução assistida.

Os pesquisadores descobriram: “Mulheres com síndrome do ovário policístico são obesas com mais frequência e utilizaram a tecnologia de reprodução assistida em mais casos do que as mulheres sem tal diagnóstico (60,6% versus 34,8% e 13,7% versus 1,5%). A síndrome do ovário policístico foi fortemente associada à pré-eclâmpsia (taxa de probabilidade ajustada 1,45) e parto bastante prematuro (2,21) e o risco de diabetes gestacional foi mais que o dobro (2,32). Crianças nascidas de mães com síndrome do ovário policístico foram mais propensas a ser grandes para a idade gestacional (1,39) e apresentaram risco maior de aspiração meconial (2,02) e baixo índice de Apgar (<7) em cinco minutos (1,41)”.

Os pesquisadores concluíram: “Mulheres com síndrome do ovário policístico apresentam risco maior de resultados adversos na gravidez e parto que não podem ser explicados pela tecnologia de reprodução assistida. Tais mulheres podem precisar de maior acompanhamento durante a gravidez e o parto”.

A síndrome do ovário policístico aumenta o risco de vários resultados adversos durante a gravidez, mas o papel de vigilhança e intervenção ainda não está definido.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

BMJ 343:d6309, 29 de agosto de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Risco de resultados adversos na gravidez em mulheres com síndrome do ovário policístico: estudo coorte com base na população. Nathalie Roos, Helle Kieler, Lena Sahlin, Gunvor Ekman-Ordeberg, Henrik Falconer, Olof Stephansson. Correspondências a N Roos: nathalie.roos@karolinska.se

Categoria: W. Gravidez, Planejamento Familiar. Palavras-chave: síndrome do ovário policístico, SPO, gravidez, pré-eclâmpsia, prematuro, estudo coorte com base na população, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 8 de novembro de 2011