Tomografia computadorizada para detecção precoce de DPOC

Exames de tomografia computadorizada do tórax podem, em alguns casos, identificar descobertas que sugerem DPOC em pacientes que não apresentam esse diagnóstico. Esses pesquisadores holandeses tinham como objetivo testar se baixas doses de rastreio de para detecção de câncer de pulmão exames de tomografia computadorizada pode identificar participantes com DPOC com precisão. Eles conduziram um estudo coorte transversal prospectivo como parte de um ensaio mais amplo relativo ao mapeamento do câncer de pulmão. Exames de tomografia computadorizada do tórax em inspiração e expiração e o teste de função pulmonar foram realizados em homens (n=1140). A regressão logística ajudou no desenvolvimento de um modelo diagnóstico de previsão.

Os pesquisadores descobriram: “Quatrocentos e trinta e sete participantes (38%) tinham DPOC de acordo com o teste de função pulmonar. Um modelo diagnóstico com enfisema por tomografia computadorizada, aprisionamento aéreo por tomografia computadorizada, índice de massa corporal, quantidade de cigarros fumados e condição como fumante corrigida por otimismo exagerado (validação interna) revelou uma área sob o receptor que opera uma curva característica de 0,83. Utilizando o ponto de precisão ideal, o modelo identificou 274 participantes com DPOC com 85 falso-positivos, uma sensibilidade de 63%, especificidade de 88%, valor de previsão positivo de 76% e valor de previsão negativo de 79%. O modelo diagnóstico demonstrou uma área sobre o receptor que opera uma curva característica de 0,87 para participantes com sintomas e 0,78 para aqueles sem sintomas”.

Os pesquisadores concluíram: “Entre homens que são ou foram fumantes pesados, exames de tomografia computadorizada de baixa dose em inspiração e expiração obtidos para detecção do câncer de pulmão podem identificar os participantes com DPOC, com sensibilidade de 63% e especificidade de 88%."

Esse estudo fornece informações importantes com relação à precisão de estudos de tomografia computadorizada na identificação de DPOC em fumantes

Para ler o resumo completo, clique aqui.

JAMA 306(16):1775-1781, 26 de outubro de 2011 © 2011 American Medical Association
Identificação de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica em Exames de Tomografia Computadorizada para Detecção do Câncer de Pulmão. Onno M. Mets, Constantinus F. M. Buckens, Pieter Zanen, et al.

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: DPOC, exame, tomografia computadorizada, enfisema, fumantes, estudo seccional-cruzado prospectivo, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 8 de novembro de 2011