Utilização de cuidados primários associada a melhores desfechos de câncer colorretal

Cuidados médicos primários podem melhorar os resultados de câncer colorretal através da utilização de exames de mapeamento do câncer colorretal e diagnóstico precoce. Esses autores dos Estados Unidos estudaram a associação entre a utilização de cuidados primários e mapeamento do câncer colorretal, seu estágio quando diagnosticado, mortalidade do câncer colorretal e mortalidade por qualquer causa em um estudo coorte retrospectivo de pacientes, com idade entre 67 e 85 anos, diagnosticados com câncer colorretal entre 1994 e 2005 na base de dados ligada à Supervisão, Epidemiologia e Resultados Finais – Medicare. A associação entre o número de visitas a médicos de família no período de 3 a 27 meses anteriores ao diagnóstico de câncer colorretal e mapeamento do câncer colorretal, diagnóstico em estágio inicial, mortalidade por câncer colorretal e mortalidade por qualquer causa foi estudada.

Eles descobriram: “As chances de mapeamento do câncer colorretal e diagnóstico em estágio inicial aumentaram proporcionalmente ao aumento de visitas ao médico. Comparados a pessoas com nenhuma ou uma visita ao médico, pacientes com 5 a 10 visitas tinham chances maiores de ter o mapeamento do câncer colorretal pelo menos 3 meses antes do diagnóstico (odds ratio ajustada, 2,60) e diagnóstico em estágio inicial (1,35). Pessoas com 5 a 10 visitas tiveram chances de mortalidade por câncer colorretal 16% mais baixas (odds ratio ajustado, 0,84) e 6% menos mortalidade por qualquer causa (0,94) comparadas a pessoas com nenhuma ou uma visita”.

Os autores concluíram: “Beneficiários da Medicare com câncer colorretal conseguem resultados melhores se tiverem utilizado o serviço primário de saúde com mais frequência antes do diagnóstico. A revitalização dos cuidados primários nos Estados Unidos pode ajudar a fortalecer os esforços nacionais para reduzir o peso do câncer colorretal”.

Embora a associação não prova causalidade, o gradiente de dose-resposta apoia a trajetória causal.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Arch Intern Med 171(19):1747-1757, 24 de outubro de 2011 © 2011 para American Medical Association
Utilização de Cuidados Primários e Resultados do Câncer Colorretal Entre Beneficiários da Medicare. Jeanne M. Ferrante, Ellen P. McCarthy, Eduardo C. Gonzalez, et al. Correspondências a Dr. Ferrante: ferranjm@umdnj.edu

Categoria: HSR. Pesquisa de Serviços de Saúde, D. Digestivo. Palavras-chave: câncer colorretal, adultos mais velhos, cuidado primário, mapeamento, mortalidade, estudo coorte retrospectivo, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 8 de novembro de 2011