A transmissão da magreza entre gerações

Investigadores do Reino Unido examinaram associações entre gerações para a magreza e compararam efeitos maternos e paternos em uma base populacional, delineamento transversal utilizando dados da Pesquisa de Saúde para a Inglaterra de 1º de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2006. Dentre os participantes estavam famílias com crianças e adolescentes de 2 a 15 anos com dados antropométricos disponíveis para crianças e adolescentes, e seus pais (N = 4423 famílias, N = 7078 crianças e adolescentes).

Eles descobriram: “Das 7078 crianças e adolescentes, 402 (5,7%) foram classificados como magros. A magreza foi mais comum em crianças de 2 a 5 anos (odds ratio de 1,61) do que em adolescentes entre 11 e 15 anos e em crianças e adolescentes pertencentes a uma minoria étnica (negros: 2,28; e asiáticos: 3,65) do que entre crianças de origem branca, mas nenhuma diferença foi observada com relação ao sexo ou condição socioeconômica. O preditor mais forte da magreza das crianças/adolescentes foi o peso dos pais. A incidência de magreza foi mais alta (16,2%) quando ambos os pais eram magros e foi baixando progressivamente quando ambos os pais estavam acima do peso ideal, (7,8%) tinham sobrepeso (5,3%) ou eram obesos (2,5%), sem diferenças na magnitude das influências maternas ou paternas”.

Os autores concluíram: “Esses resultados vão ao encontro da ideia de que muitos casos de magreza representam o fim geral de uma distribuição saudável de peso e, dessa forma, provavelmente têm uma origem genética primária”.

É difícil identificar as contribuições das influências do ambiente em um estudo desse tipo.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Arch Pediatr Adolesc Med 165(10):900-905, outubro de 2011 © 2011 to the American Medical Association
A Transmissão Entre Gerações da Magreza. Katriina L. Whitaker, Martin J. Jarvis, David Boniface, Jane Wardle. Correspondências a Dr. Wardle: j.wardle@ucl.ac.uk

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: magreza, crianças, pais, pesquisa seccional cruzada, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 18 de outubro de 2011