Atorvastatina não beneficia a prevenção secundária de acidente vascular cerebral em diabéticos

Este relatório é uma análise secundária feita por autores de diversos países em um experimento de Prevenção do AVC pela Redução Agressiva nos Níveis de Colesterol (SPARCL), que testou o efeito do tratamento com atorvastatina na redução de acidentes vasculares cerebrais em indivíduos que tiveram um AVC recente ou ataque isquêmico transitório. O objetivo era explorar os efeitos do tratamento em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 ou síndrome metabólica (MetS). Os 4731 sujeitos inscritos no experimento SPARCL foram classificados como tendo diabetes mellitus tipo 2 no momento da inscrição (n = 794), MetS retrospectivamente (n = 642), ou como não tendo diabetes nem MetS (n = 3295, o grupo de referência) com base nos dados coletados na referência.

Eles descobriram: “Os indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 tiveram riscos maiores de AVC (taxa de risco = 1,62), eventos cardiovasculares sérios (taxa de risco = 1,66), e procedimentos de revascularização (taxa de risco = 2,39) comparados ao grupo de referência. Os indivíduos com MetS não tiveram mais risco de AVC ou eventos cardiovasculares sérios mas passaram por procedimentos de revascularização com mais frequência (taxa de risco = 1,78). Não houve interações tratamento x subgrupo para o ponto conclusivo primário de SPARCL”.

Os autores concluíram: “Os indivíduos SPARCL com diabetes tipo 2 tinham risco maior de eventos cardiovasculares e AVC recorrente. Essa análise exploratória não encontrou diferença no efeito do tratamento com estatina na redução desses eventos em sujeitos com ou sem diabetes tipo 2 ou MetS”.

É bom saber o que funciona e o que não funciona.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

Arch Neurol 68(10):1245-1251, outubro de 2011 © 2011 to the American Medical Association
Risco de AVC e Eventos Cardiovasculares Após AVC Isquêmico ou Ataque Isquêmico Transitório em Pacientes com Diabetes Tipo 2 ou Síndrome Metabólica – Análise Secundária do Experimento da Prevenção do AVC pela Redução Agressiva nos Níveis de Colesterol (SPARCL). Alfred Callahan, Pierre Amarenco, Larry B. Goldstein, et al. Correspondências a Dr. Callahan: stealthasc@earthlink.net

Categoria: N. Neurológico, K. Circulatório, T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: AVC, ataque isquêmico transitório, prevenção secundária, atorvastatina, diabetes mellitus tipo 2, síndrome metabólica, análise secundária de experimento randomizado controlado, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 21 de outubro de 2011