Citisina para cessação do tabagismo

A Citisina, um agonista parcial que se liga com alta afinidade ao receptor acetilcolina nicotínica alpha4beta2, é um tratamento de baixo custo que pode ser eficaz no auxílio para cessação do tabagismo. Este estudo, feito por autores do Reino Unido e da Polônia, avaliaram a eficácia e segurança da citisina comparada ao placebo em um ensaio randomizado duplo-cego. Os participantes foram designados de forma aleatória para receber citisina ou placebo por 25 dias; participantes de ambos os grupos receberam o mínimo de aconselhamento durante o programa. A primeira medida do resultado foi a abstinência do cigarro biologicamente conferida e sustentada por 12 meses após o fim do tratamento. Dos 1542 adultos fumantes examinados, 740 foram inscritos e 370 foram designados de forma aleatória para cada grupo de estudo.

Eles encontraram: “A taxa de abstinência sustentada por 12 meses foi 8,4% (31 participantes) no grupo de cistisina comparada a 2,4% (9 participantes) no grupo do placebo (diferença de 6,0 pontos percentuais). A prevalência da abstinência a cada 7 dias no acompanhamento de 12 meses foi de 13,2% no grupo de cistisina versus 7,3% no grupo do placebo. Eventos gastrointestinais adversos foram relatados com mais frequência no grupo de cistisina (diferença, 5,7 pontos percentuais)”.

Os autores concluíram: “Neste estudo de foco único, a cistisina foi mais eficaz do que o placebo para cessação do tabagismo. O preço mais baixo da citisina em comparação aos preços de farmacoterapias para descontinuação do hábito de fumar pode tornar esse tratamento acessível para aumentar o abandono do cigarro em todo o mundo”.

Uma alternativa de baixo custo para a cessação do tabagismo seria um ótimo acréscimo.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

N Engl J Med 365:1193-1200, 29 de setembro 2011 © 2011 to the Massachusetts Medical Society
Ensaio Controlado por Placebo da Citisina para Descontinuação do Hábito de Fumar. Robert West, Witold Zatonski, Magdalena Cedzynska, et al. Correspondências a Dr. West: robert.west@ucl.ac.uk

Categoria: Z. Problemas sociais. Palavras-chave: abandono do cigarro, tratamento farmacológico, citisina, ensaio randomizado controlado, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor em 18 de outubro de 2011