Interações medicamentosa de opiáceos em pacientes idosos

Na edição de setembro de 2011 (suplemento) do American Journal of Managed Care há uma Análise Clínica com o título Gestão de Interações Medicamentosas: Considerações para Populações Especiais—Foco no Uso de Opiáceo em Idosos e Tratamento a Longo Prazo por Tom Lynch que tem como início: “Pacientes idosos e pacientes internados em instalações para cuidado de longo prazo e que necessitem de medicamentos para a dor com frequência apresentam fatores farmacológicos e fisiológicos que podem ter impacto na escolha do analgésico. Um problema em especial em prescrever opiáceos para idosos e pacientes internados em clínicas de tratamento de longo prazo é que a segurança e eficácia dos opiáceos ainda não foram bem estudadas nessas populações, e talvez seja difícil prever como os pacientes responderão ao tratamento com opiáceo. Com o envelhecimento, muitas alterações fisiológicas podem ocorrer, o que pode afetar a farmacocinética de opiáceos e possíveis interações medicamentosas.

“Internados em tratamento de longo prazo incluem idosos, mas também podem incluir muitos pacientes mais jovens que necessitem de ajuda por diversos motivos, como incapacidade física ou mental. Muitos pacientes idosos e de tratamento de longo prazo têm déficits cognitivos que impedem que eles se comuniquem sobre a dor, tornando a identificação de interações medicamentosa de opiáceos mais difícil. Conhecer o histórico médico do paciente e suas prescrições atuais pode ajudar a guiar a equipe de gestão da dor na escolha do tratamento, a minimizar o risco de interação entre os medicamentos e oferecer o alívio da dor de que esses pacientes precisam. Há diversas recomendações de gestão prática para terapia com opiáceo em pacientes idosos e que passam por tratamento de longo prazo, com o objetivo de aperfeiçoar a analgesia e evitar eventos adversos e interações medicamentosas”.

Para ler a análise completa, clique aqui.

American Journal of Managed Care 17:S293-S298 © HCPLive 2011
Gestão de Interações Medicamentosas: Considerações para Populações Especiais—Foco nos Uso de Opiáceo em Idosos e Cuidado de Longo Prazo. Tom Lynch.

Categoria: A. Geral/Não especificado. Palavras-chave: opiáceos, interações, cuidado de longo prazo, idosos, CYP450, dor, análise clínica.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio Publicado em Global Family Doctor em 14 de outubro de 2011