Melhorando resultados de asma pediátrica nos cuidados primários de saúde

O objetivo deste ensaio randomizado controlado por pesquisadores da Austrália foi avaliar a eficácia do programa australiano de Educação e Comunicação Médica sobre a Asma (PACE), um programa de gestão da asma pediátrica e de comunicação inovadora para clínicos gerais. O programa envolveu 150 médicos de duas áreas da região metropolitana de Sydney, que foram recrutados entre 2006 e 2008, e 221 crianças com asma sob seus cuidados. Os médicos no grupo de intervenção participaram de duas oficinas de 3 horas, que tinham como foco as estratégias de educação e comunicação para facilitar o tratamento de qualidade contra a asma.

Mais pacientes dos clínicos gerais no grupo de intervenção reportaram ter recebido um plano de ação por escrito contra a asma (WAAP) (diferença, 15%). No grupo de intervenção, crianças com sintomas intermitentes e infrequentes fizeram menos uso de corticosteroides por inalação (diferença, 24%) e broncodilatadores de longa duração (diferença, 19%). Os clínicos gerais do grupo de intervenção tiveram mais segurança ao se comunicar com os pacientes (diferença, 22%). Uma proporção maior de médicos do grupo de intervenção disse ter recomendado um WAAP em mais de 70% do tempo (diferença, 23%) e prescrito dispositivos de espaçamento em mais de 90% do tempo (diferença, 29%).

Os pesquisadores concluíram: “O programa australiano PACE melhorou as práticas de gestão da asma por clínicos gerais e levou a melhorias em resultados importantes de pacientes”.

Alguma surpresa aqui? Essas medidas do estudo sugerem que houve resultados melhores ou uma redução na gestão precária?

Para ler o resumo completo, clique aqui.

MJA 195(7):405-409, 3 de outubro de 2011 © 2011 to The Medical Journal of Australia
Melhorando resultados de asma pediátrica no atendimento básico de saúde: um ensaio randomizado controlado. Smita Shah, Susan M Sawyer, Brett G Toelle et al. Correspondências a Smita Shah: smita_shah@wsahs.nsw.gov.au

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: asma, pediátrico, resultados, atendimento básico, ensaio aleatório controlado, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor em 21 de outubro de 2011