Retrato da genética psiquiátrica na mídia impressa

O objetivo dos pesquisadores era investigar como a mídia impressa australiana retrata a genética psiquiátrica. O estudo consistiu em uma análise de enquadramento e conteúdo de uma amostra estruturada de itens de notícias escritas sobre a genética psiquiátrica publicados em jornais australianos entre 1996 e 2009. Eles analisaram 406 itens elegíveis sobre a genética de transtornos psiquiátricos.

A cobertura feita pela mídia da genética psiquiátrica vem aumentando constantemente desde 1996. Itens que atribuíam a etiologia de transtornos psiquiátricos a interações no ambiente (51%) superaram aqueles que mencionavam apenas fatores genéticos (30%) ou apenas fatores ambientais (20%). Dos itens que fizeram referência à hereditariedade da doença mental, enquadramentos de determinismo genético (78%) ocorreram com mais frequência que enquadramentos de probabilidade (22%). Dos enquadramentos relativos à profecia genética, aqueles de otimismo genético (78%) foram utilizados com mais frequência do que os enquadramentos de pessimismo genético (22%). Conclusões éticas e psicossociais da genética psiquiátrica receberam uma cobertura relativamente menor (23%). A análise identificou 22 previsões sobre descobertas da genética psiquiátrica e a disponibilidade de intervenções com base molecular na psiquiatria, a maioria das quais (20/22, 91%) não ocorreu até o ano previsto.

Os pesquisadores concluíram: “Otimismo excessivo sobre o poder da tecnologia genética no atendimento psiquiátrico de saúde, benefícios clínicos percebidos, e muitas previsões sobre a disponibilidade desses benefícios que não se realizam poderiam encorajar expectativas irreais sobre futuras opções de tratamento com base molecular para a saúde mental”.

A partir de relatórios negativos de ser excessivamente otimista.. e a maioria tenta ter a esperança de que não há estigma na área.

Para ler o resumo completo, clique aqui.

MJA 195(7):401-404, 3 de outubro de 2011 © 2011 to The Medical Journal of Australia
Retrato da genética psiquiátrica na mídia escrita australiana, 1996-2009. Alex Wilde, Catriona Bonfiglioli, Bettina Meiser, Philip B Mitchell e Peter R Schofield. Correspondências a Alex Wilde: alex.wilde@unsw.edu.au

Categoria: P. Psicológico. Palavras-chave: psiquiátrico, genética, retrato, mídia, análise de notícias escritas, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Publicado em Global Family Doctor em 21 de outubro de 2011